Enem deve ser aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro. A data foi apontada durante uma reunião do Comitê de Governança, ontem, em Brasília. A palavra final, no entanto, só será divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) amanhã.

A decisão é aguardada com ansiedade pelos alunos, visto que o calendário do Enem interfere diretamente no vestibular de 45 universidades federais, incluindo a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Até agora, nenhuma delas demonstrou interesse em deixar de usar o exame no processo seletivo.

O secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, foi um dos participantes do comitê, que se reuniu com o ministro da Educação, Fernando Haddad. “Tirou-se (da reunião) uma data indicativa para a nova prova: 5 e 6 de dezembro. Há dois tipos de problema. O primeiro é que as provas são impressas em uma única gráfica, já que, por razões de segurança, não dá para imprimir a prova em várias. Outro problema é que várias universidades têm vestibular marcado para praticamente todos os finais de semana daqui para frente. O final de semana mais ou menos liberado é o dos dias 5 e 6 de dezembro. Há uma possibilidade grande de ser essa data, mas o ministro só vai bater o martelo na quarta-feira (amanhã)”, diz.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Dênio Rebello, preferiu não comentar a data prevista para a aplicação do Enem, mas garantiu que o exame será realizado neste ano e ressaltou que o cronograma da seleção para cursos superiores no Ifes não deve ser alterado.

A Ufes informou, ontem à noite, que o calendário de provas será mantido até que o MEC comunique oficialmente a nova data do Enem. Neste ano, a nota das provas objetivas do exame substituirão a primeira etapa do vestibular. A previsão inicial era que as provas discursivas fossem aplicadas nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, o que depende do tempo de correção do Enem.

Hoje o ministro da Educação reúne-se com representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e com o ministro da Justiça, Tarso Genro. Ele deve discutir o inquérito sobre o vazamento da prova e pedir a colaboração do serviço de inteligência da Polícia Federal para o novo exame.

O ministério chegou a anunciar as hipóteses de aplicar a prova no último final de semana de novembro ou durante dias úteis. Em 28 e 29 de novembro, há provas de cinco universidades federais, incluindo as de Minas Gerais e Paraná. Nos dias 5 e 6 de dezembro, há vestibular das federais de Brasília, Juiz de Fora e Lavras. Em São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas e a Faculdade Cásper Líbero também fazem exames nesse fim de semana.

* Com informações da Agência Estado e do Gazeta Online

Confira mais Notícias

Educação

Inscrições abertas para pós-graduação em Nutrição Animal; há vagas no polo de VNI

Educação

Ifes Venda Nova oferece curso preparatório para seleção de cursos técnicos integrados

Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais de 16 mil estudantes do ES vão para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escola de Conceição do Castelo promove ‘Chá dos Avós’ e une comunidade escolar

Inscrições para curso de programação de jogos digitais em Venda Nova do Imigrante

Presidente da República sanciona lei do novo Ensino Médio

Sedu oferece formação em Letramento Racial