Quem for fazer o Enem deste ano vai ter menos questões que o previsto para se preocupar, mas também menos tempo para resolvê-las. Serão 180 questões – mais a redação – para serem respondidas em 10 horas de exame. Inicialmente, o tempo para avaliação era de 11h30. Se considerado que o aluno terá uma hora para fazer a redação, ele terá três minutos para responder a cada questão, 15 segundos a menos que na primeira proposta.
As regras definitivas da prova foram publicadas ontem pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União. Além de reduzir o número de questões, o MEC também diminuiu o tempo de prova: antes previsto para acontecer em três turnos, divididos em dois dias; o Enem será feito em duas tardes, nos dias 3 e 4 de outubro.
No primeiro dia de prova, os estudantes farão as questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com duração de 4h30. No dia seguinte, serão feitas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da redação, durante 5h30. As inscrições para o exame começam no próximo dia 15, pela internet, e vão até o dia 17 de julho.
Mesmo que as regras só tenham sido oficializadas nesta portaria, nos cursinhos pré-vestibulares já existem estudantes fazendo simulados do Enem, em Vitória. Alunos do Colégio Salesiano de Jardim Camburi, Vitória, enfrentaram a maratona de um dia e meio de prova, no último fim de semana e, como era previsto, saíram exaustos.
“Eles sentiram o impacto do cansaço físico e mental, mas, ao mesmo tempo, ficaram felizes por estarem fazendo um teste, fazendo a nova prova”, explicou o coordenador do 3º ano do ensino médio do colégio, Leonardo Gama. Ele explicou ainda que, para ficar pronto, o primeiro simulado do novo Enem da escola levou o dobro do tempo de um simulado tradicional.
O cansaço ficou explícito também no resultado. Enquanto vários conseguiram acertar de 80 a 90% da prova, muitos afirmaram que, para concluí-la no tempo, tiveram que fazer, às pressas, as últimas questões. Para a próxima prova, marcada para julho, eles vão enfrentar cinco dias de prova: os dois dias do Enem mais três com questões discursivas voltadas para quem for fazer o VestUfes.
Exame deve ser obrigatório no Estado
Fazer o Enem deve se tornar uma obrigatoriedade para os alunos da rede pública estadual ainda neste ano. A proposta da Sedu enviada ao Conselho Estadual de Educação (CEE) será analisada até o próximo dia 15, mas a tendência é de que seja aprovada, segundo o presidente do conselho, Artelírio Bolsanello.
O conselho ainda vai comunicar o Sindicato dos Estabelecimentos Privados de Ensino (Sinepe) sobre a intenção de que o exame seja obrigatório em toda a rede, nas escolas públicas e privadas. “Vamos fazer a consulta ao Sinepe, na semana que vem. A nossa intenção é estender o exame para todos”, disse.
Segundo o secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, a obrigatoriedade vai permitir avaliar melhor as escolas. “Não queremos perder esse tempo nem correr o risco de não avaliar os alunos agora. No ano passado, já fizemos uma campanha para que mais alunos fizessem a prova e atingimos 50% na última”.
Já o Sindicato das Escolas Particulares só deve discutir a questão em assembleia, prevista para junho. O sindicato vê com reservas a extensão da obrigatoriedade para as escolas particulares.
Novo Enem
Inscrição:
DATA. As inscrições podem ser feitas de 15 de junho a 17 de julho, pela internet. Clique aqui.
VALOR. A taxa de inscrição é de R$ 35,00. O pagamento do boleto poderá ser feito em qualquer agência bancária
Isenção:
Serão isentos do pagamento da taxa os concluintes do ensino médio, matriculados em escolas públicas, e todos os participantes do Encceja, nos anos de 2006, 2007 e 2008. Também têm direito à isenção os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que forem membros de famílias de baixa renda
PEDIDO. A solicitação de isenção deverá ser feita entre os dias 15 e 19 de junho, na página da internet
Alunos que já terminaram o ensino médio. Os candidatos que já concluíram o ensino médio e os jovens e adultos que não terminaram o ensino na idade própria deverão realizar a inscrição pela internet, de 15 de junho a 19 de julho
Provas:
QUESTÕES. O exame contará com 180 questões objetivas e uma redação, sendo 45 questões para cada área de conhecimento: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza
DATAS. A prova acontece nos dias 3 e 4 de outubro. No primeiro dia, um sábado, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, das 13h às 17h30. Já no segundo, um domingo, as provas de Matemática, Linguagens e a Redação serão aplicadas das 13h às 18h30
RESULTADO. A nota das quatro provas de múltipla escolha serão divulgadas no dia 4 de dezembro deste ano. O resultado final, incluindo a redação, sairá no dia 8 de janeiro de 2010
BOLETIM. Os participantes do exame receberão, a partir de janeiro de 2010, o Boletim Individual de Resultados, com as notas obtidas no exame
Onde serão as provas na Região Serrana:
Afonso Cláudio
Brejetuba
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Santa Maria de Jetibá
Venda Nova do Imigrante
* Fonte: Portaria 264 de 26 de maio, publicada no Diário Oficial da União e Gazeta Online