A alta temperatura no verão, aliada às férias escolares de janeiro e a maior permanência das pessoas em casa, pode refletir no aumento do consumo da energia elétrica sem que o consumidor perceba. Evitar o “abre e fecha” constante da geladeira e acumular roupas sujas para utilizar a máquina de lavar em sua capacidade máxima são algumas atitudes que, em conjunto com muitas outras, podem fazer a diferença e trazer redução do valor da conta de energia no final do mês.
Aparelho de ar-condicionado é um dos vilões do consumo de energia – Foto: Reprodução |
É bom se preocupar em economizar, pois as bandeiras tarifárias já estão em vigor e podem fazer a conta ficar mais cara. Usar os recursos com consciência é uma ótima forma de fazer o bolso doer menos na hora de pagar a fatura. Veja abaixo algumas dicas da EDP, distribuidora de energia do Estado, de como poupar energia e dinheiro.
Entre os vilões do verão está o uso correto do aparelho de ar-condicionado. Se o ambiente ficar vazio por um longo espaço de tempo, o recomendado é desligar o aparelho. Para que o equipamento não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é deixar todas as portas, janelas, persianas e cortinas fechadas, para evitar a entrada do calor no ambiente e não forçar a capacidade do aparelho. No verão, o uso abusivo do ar-condicionado, pode representar um aumento de um terço do valor da conta residencial de energia elétrica de uma família.
Para aqueles que não abrem mão de um banho com a água bem quente mesmo no verão, manter a chave do chuveiro elétrico na posição “Verão/Morno” economiza 30% mais do que se estiver na posição “Inverno/Quente”. Evite deixar os equipamentos eletrônicos em modo stand-by, pois também consomem energia. Evite dormir com a televisão ligada, programe o equipamento para desligar automaticamente por meio do timer.
Lâmpadas fluorescentes são mais caras, mas gastam bem menos energia – Foto: Reprodução/Michael W. May/Flickr |
Se a máquina de lavar roupas tem capacidade para bater até dez quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. A mesma dica vale para as secadoras. Lavar ou secar poucas peças é desperdiçar energia.
Com o ferro de passar roupas também não é diferente. Evite usá-lo diversas vezes ao dia para desamassar apenas uma peça do vestuário. Acumule grande quantia de roupas e passe todas de uma única vez. Pode demorar mais tempo para concluir o serviço, mas o gasto será menor.
Mais duráveis e econômicas, as lâmpadas fluorescentes são uma excelente opção para a iluminação. Além disso, lembre-se de apagar as lâmpadas quando sair do local. Se possível, ilumine o ambiente utilizando a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas.
O teto e paredes internas pintados com cores claras refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
Confira algumas dicas que podem contribuir no combate ao desperdício da energia elétrica
Ar condicionado
* Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;
* Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar condicionado estiver funcionando;
* Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas ou colocando insufilme nos vidros;
* Não tape a saída de ar do aparelho e mantenha os filtros limpos;
* Proteja a parte externa do ar condicionado da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.
Iluminação
* Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas;
* Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados ou se possível, instale um sensor de presença;
* Teto e paredes internas pintados com cores claras refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial;
* Sempre que possível utilize lâmpadas fluorescentes. A lâmpada incandescente é mais barata, mas a fluorescente compacta é quatro vezes mais eficiente e dura de oito a dez vezes mais.
Computador
Desligar o monitor do computador quando ele não estiver em uso gera uma boa economia – Foto: Reprodução/Stewart Matheson/Flickr |
* Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.
* Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador;
* Não deixe monitor, impressora, caixa de som, estabilizador e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.
Refrigerador ou freezer
* Seu aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão.
* Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer.
* A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio.
* Regule o termostato adequadamente às estações frias e quentes do ano. Consulte o manual do fabricante.
* Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Mantenha-o distante da parede, conforme instruções do manual (em média, 20 centímetros).
* Caso o equipamento tenha mais de dez anos, comece a pensar na possibilidade de substituí-lo, e na hora da compra verifique a existência do selo PROCEL, que garante economia e eficiência energética.