Engasgos: saiba o que fazer na hora da emergência

Manter a calma e saber exatamente o que fazer em casos de engasgos em crianças. Essas são orientações essenciais que o Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) recomenda aos pais em momentos de emergência. Engasgos com moedas, espinha de peixe, leite materno em bebês com menos de um ano e partes pequenas de brinquedos são as ocorrências mais comuns registradas no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Somente no mês de agosto foram sete registros, todos solucionados por telefone.

O coordenador do Corpo de Bombeiros no Ciodes, major Carlos Wagner Borges, alerta que em casos como esses é preciso prestar um socorro rápido para que o pior não aconteça. “Se a pessoa não tem conhecimento em primeiros socorros é essencial que ela busque ajuda de quem entende do assunto. Ao receber uma ligação de emergência dessa natureza, os atendentes do Ciodes encaminham a chamada para um operador do Corpo de Bombeiros para que o atendimento seja imediato e rápido”, diz o major.

José Augusto Ramos de Mattos é pai de Ícaro, de dois anos. No mês passado, José e a esposa Rute viveram uma situação difícil em casa. “Já era muito tarde e não dava para sair, porque moramos muito afastados. Nosso filho engasgou logo após comer uma papinha com carne de frango. Acho que algum pedaço de osso o fez engasgar. Ligamos para o Corpo de Bombeiros e tivemos a orientação de fazer a coisa certa. Se não fosse essa ajuda não sei o que poderia ter acontecido. As orientações foram fundamentais para salvar a vida do nosso filho”, disse.

Outro tipo de engasgo bastante comum é com leite materno. O coordenador do Ciodes alerta as mães sobre como identificar que algo está errado com o bebê. “A recomendação é que as mães não amamentem deitadas. O perigo de dormir é grande e a mãe precisa estar atenta. Se a criança parou de fazer a sucção e está quieta demais é um sinal de que ela esteja com leite na cavidade nasal e garganta. É essencial amamentar sentada e fazer o bebê arrotar sempre”, orienta.

Em caso de emergência, a população deve ligar para o serviço de socorro no telefone 193. Alguns procedimentos de primeiros socorros serão informados pelo telefone. Confira abaixo o que fazer:

Engasgo com objetos sólidos: colocar a criança apoiada em uma de suas pernas, com a cabeça e tórax levemente inclinado para baixo e bata com a mão espalmada entre os pulmões da criança. A força utilizada vai depender da idade e peso da criança, levando sempre em consideração o bom senso.

Com leite materno: colocar sua boca sobre a boca e o nariz da criança e realizar um movimento de sucção de maneira lenta e gradativa, com intensidade leve, retirando assim, todo o leite que esteja na cavidade bucal e nasal da criança. Logo que o excesso de leite é retirado, o bebê tende a chorar, restabelecendo assim o ciclo de respiração.

Confira mais Notícias

Hospital Padre Máximo ganha certificação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde

Cigarro: R$ 1 de lucro da indústria do fumo equivale a R$ 5 gastos com doenças

ES amplia vacinação contra a influenza para toda a população acima de 6 meses

Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado em Venda Nova

Campanha de vacinação contra Influenza é realizada em Venda Nova

Teleconsultas chegam a Venda Nova e facilitam acesso a especialidades médicas

Afastamentos por transtornos mentais aumentam mais de 100% em dez anos

Casos de dengue no Brasil caem 60% nas primeiras semanas do ano