Uma equipe do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai cruzar o Atlântico neste sábado (13). O pesquisador João Araújo, o extensionista Dirceu Godinho Antunes (Lêla) e o engenheiro agrônomo Daniel Duarte embarcam para o município de Xai Xai, em Moçambique.
Esta é a primeira visita do Incaper a Xai Xai desde que a cidade assinou um Termo de Irmanamento com a Prefeitura de Vitória, intermediado pela Associação Brasileira de Cooperação. “Nesta viagem, vamos fazer oficinas de planejamento voltadas para duas linhas de diagnóstico. Um diagnóstico comunitário e outro técnico. A ideia é buscar o envolvimento da população para o direcionamento adequado dos recursos. A sociedade participa efetivamente, propondo soluções. Vamos empoderar os moradores de Xai Xai para uma construção coletiva.”, explicou João Araújo, pesquisador do Incaper.
As famílias de agricultores de Xai Xai têm uma peculiaridade: vivem na área urbana, mas se deslocam constantemente para a zona rural a fim de desenvolver suas atividades agropecuárias. “Xai Xai precisa desenvolver melhor suas competências na área agrícola. Eles possuem dificuldades para organizar a produção. E o trabalho de pesquisa, assistência técnica e extensão rural do Incaper poderá ser adaptado à realidade de Moçambique”, explicou Aureliano Nogueira da Costa, diretor-técnico do Incaper.
O Incaper vem atuando com a Prefeitura de Vitória em territórios do programa Terra Mais Igual no planejamento e execução dos projetos de reflorestamento de Áreas de Interesse Ambiental (AIA) e capacitação de mão de obra. A experiência de Vitória com o programa Terra Mais Igual, com ações para a superação da pobreza, o fortalecimento da democracia participativa e a qualificação da prestação de serviços públicos, será de grande importância no projeto ‘Colaborando com a construção de uma cidade sonho’. Desta forma, espera-se melhorar também os indicadores sociais, econômicos e ambientais da comunidade de Xai Xai.
A equipe do Incaper deve retornar de Moçambique no dia 24 de abril. As reuniões serão revezadas entre os dois países. A meta, ao final de um ano de trabalho, é estabelecer um plano de ação da Prefeitura de Xai Xai para o município.
O Termo de Irmanamento
O objetivo geral do acordo é contribuir para o desenvolvimento sustentável de Xai Xai, com planejamento participativo e gestão integrada das áreas urbanas e periurbanas, aumentando as competências das capacidades de governança local, dos produtores, das organizações e das instituições de apoio.
Sobre Xai Xai
Xai Xai é a capital da província de Gaza, em Moçambique. Possui em torno de 116 mil habitantes que falam o idioma português. É uma cidade costeira, cuja economia é baseada principalmente no turismo e na agricultura.