A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está enviando equipes aos principais municípios afetados pelas fortes chuvas no Estado. Muqui, Mimoso do Sul, Itarana, Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá já foram visitados por representantes da Sesa nos últimos dois dias e nesta quinta-feira (30) uma equipe estará no município de Bom Jesus do Norte.
Os técnicos acompanham e avaliam as condições dos abrigos – como é feita a comida, como o lixo é descartado – além de repassarem aos municípios kits enchente. A quantidade do material é indicada a partir de levantamento feito pela Defesa Civil.
Cada kit pode atender até 500 pessoas e contém medicamentos para dores, febre, problemas no estômago, diabetes, anti-inflamatórios, soro de hidratação oral, máscaras, luvas, seringas, esparadrapos e hipoclorito de sódio (cloro), que é usado para garantir a potabilidade da água e evitar o aparecimento de doenças transmissíveis com sua contaminação.
Nas enchentes, a água das chuvas é contaminada ao se misturar com esgoto e lixo, podendo atingir os alimentos e as pessoas que entram em contato direto com a água. As enchentes acendem o alerta da Sesa para doenças como gastrenterites, leptospirose, hepatite A e ainda doenças infecciosas respiratórias como gripes e resfriados, principalmente nos abrigos onde há aglomeração de pessoas.
A Sesa também está supervisionando e orientando as Vigilâncias Sanitárias dos municípios para identificar e descartar os alimentos e medicamentos que tenham sido contaminados.
Sintomas
A Secretaria orienta às pessoas que tiveram qualquer tipo de contato com água das enchentes a ficarem alerta, durante um período de 45 dias, ao aparecimento dos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dor muscular, dor na panturrilha (batata da perna), dificuldade de urinar e icterícia (cor amarelada da pele, mucosas e olhos).
Se a pessoa detectar algum desses sintomas nos 45 dias seguintes ao contato com a água das enchentes deve procurar assistência na unidade de saúde mais próxima de casa, enfatiza a coordenadora da Vigilância Ambiental da Sesa, Gilsa Rodrigues. Vale ressaltar que após o contato com a água contaminada a pessoa deve sempre lavar-se com água e sabão.
Limpeza
A população deve evitar ao máximo o contato da pele com a água contaminada. Antes de começar a limpeza da casa ou outros locais afetados, é preciso colocar calça comprida, botas e luvas. Se a pessoa não tiver botas e luvas, deve colocar sacos plásticos amarrados nas mãos e pés, ressalta Gilsa Rodrigues. Será necessário retirar a lama e lavar o chão, paredes e objetos. Depois, basta desinfetar usando uma solução de um litro de água sanitária para cada quatro litros de água, umedecer os panos e limpar cada ambiente.
As equipes da Sesa que prestam assistência aos municípios atingidos pelas chuvas contam com um integrante do Programa de Vigilância de Desastres (Vigidesastres), um médico e um integrante da Vigilância Sanitária. O trabalho é coordenado pela Vigilância Ambiental da Secretaria com o apoio Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim.