Imagine um lugar que possui um belo litoral. No Sul, pode-se encontrar um clima de montanha e, no Norte, dunas paradisíacas. Este é o Espírito Santo, que registrou durante o verão 2008/2009 um aumento de 23% na atividade turística se comparado à temporada passada. O resultado foi divulgado no Seminário Regionalização do Turismo no Espírito Santo, realizado nesta segunda-feira (09), no Hotel Ilha do Boi, em Vitória.
Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, este verão marcou 20% de crescimento no segmento de turismo e lazer. Em 2008, o Ministério do Turismo destinou uma verba de R$ 17,6 milhões para investimentos no Espírito Santo em obras de saneamento básico, pavimentação, sinalização turística, calçamento, revitalização de orlas, melhorias em monumentos históricos, além da realização de feiras e festividades populares.
Em nota, o Ministério do Turismo informa que, para este ano, além dos investimentos diretos, o Espírito Santo contará com U$ 80 milhões do Prodetur Nacional, uma linha de crédito para turismo, fruto de uma parceria entre Ministério do Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os recursos serão aplicados nas cidades de Vitória, Fundão, Serra, Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari, que integram a Rota do Sol e da Moqueca. As obras de maior destaque são a revitalização e reorganização urbanística e paisagística da orla do Canal de Guarapari e a construção do Centro de Convenções e Eventos de Vitória.
* Fonte: Gazeta Online