Escola de Afonso Cláudio cria projeto de galeria de arte a céu aberto

Um passeio pela história da arte. Da pré-história à arte contemporânea, 22 obras de pintores famosos e renomados são apresentadas em pinturas espalhadas pelas paredes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Afonso Cláudio, no interior do Estado. Por meio do projeto “Galeria de arte a céu aberto”, os estudantes deixam de ser meramente aprendizes e passam a ser artistas e contadores de história.

O eternizado quadro Monalisa, de Leonardo da Vinci, é um dos exemplos que retratam a interatividade e a aproximação dos jovens talentos com a dinâmica das cores. “Os trabalhos giram em torno de temas, épocas e movimentos artísticos que marcaram a história da arte”, afirma a professora de Artes Visuais e orientadora do projeto, Alba Regina.

A didática lúdica de aprender também envolve a comunidade da região onde está localizada a escola. “A comunidade não se cansa de elogiar e admirar os trabalhos. Desta forma, queremos sempre proporcionar aos alunos e à comunidade maior convívio com a linha histórica do tempo”, enfatiza Alba.

Além das pinturas, distribuídas pelas dependências da unidade de ensino, os estudantes também aprendem com atividades em sala de aula. Seguindo o mesmo objetivo, de aproximar os jovens das artes e da história, alguns estudantes, responsáveis por liderar as turmas ao longo das aulas, ensinam o que aprendem.

“Os alunos são monitorados por outros dois estudantes com perfil de liderança, que se incumbem de aplicar atividades escolhidas num acordo entre professor e aluno”, explica a educadora.

O projeto ainda não foi finalizado, mas a escola, com a nova decoração, já conta com a participação e interação dos estudantes. “Ainda estamos em fase de produção, mas com certeza já colhemos alguns frutos com o projeto, pois os nossos jovens alunos trabalham e protegem os trabalhos que eles fazem. Além disso, tanto os alunos quanto a escola ganham pedagogicamente com as pinturas espalhadas pelas nossas dependências escolares”, conclui a orientadora do projeto, Alba Regina.

Serviço:

EEEFM Afonso Cláudio

Rua Rute Amélia Gastin Pádua, nº 124, São Tarcísio, em Afonso Cláudio

* Fonte: Assessoria Imprensa Governo do ES

Confira mais Notícias

Estudantes de Conceição do Castelo conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Estudantes de Conceição do Castelo vivenciam experiências do Programa Escola do Futuro na Escola Elisa Paiva

Educação

Venda Nova lança o projeto “Leia Para Mim” em todas as escolas municipais de Educação Infantil

Venda Nova do Imigrante lança edital para o prêmio “Educadores que Inspiram”

Senac-ES oferece 310 vagas em cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (21)

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Inscrições abertas para curso gratuito de pós-graduação em Educação à Distância em Venda Nova