Escola de Afonso Cláudio cria projeto de galeria de arte a céu aberto

Um passeio pela história da arte. Da pré-história à arte contemporânea, 22 obras de pintores famosos e renomados são apresentadas em pinturas espalhadas pelas paredes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Afonso Cláudio, no interior do Estado. Por meio do projeto “Galeria de arte a céu aberto”, os estudantes deixam de ser meramente aprendizes e passam a ser artistas e contadores de história.

O eternizado quadro Monalisa, de Leonardo da Vinci, é um dos exemplos que retratam a interatividade e a aproximação dos jovens talentos com a dinâmica das cores. “Os trabalhos giram em torno de temas, épocas e movimentos artísticos que marcaram a história da arte”, afirma a professora de Artes Visuais e orientadora do projeto, Alba Regina.

A didática lúdica de aprender também envolve a comunidade da região onde está localizada a escola. “A comunidade não se cansa de elogiar e admirar os trabalhos. Desta forma, queremos sempre proporcionar aos alunos e à comunidade maior convívio com a linha histórica do tempo”, enfatiza Alba.

Além das pinturas, distribuídas pelas dependências da unidade de ensino, os estudantes também aprendem com atividades em sala de aula. Seguindo o mesmo objetivo, de aproximar os jovens das artes e da história, alguns estudantes, responsáveis por liderar as turmas ao longo das aulas, ensinam o que aprendem.

“Os alunos são monitorados por outros dois estudantes com perfil de liderança, que se incumbem de aplicar atividades escolhidas num acordo entre professor e aluno”, explica a educadora.

O projeto ainda não foi finalizado, mas a escola, com a nova decoração, já conta com a participação e interação dos estudantes. “Ainda estamos em fase de produção, mas com certeza já colhemos alguns frutos com o projeto, pois os nossos jovens alunos trabalham e protegem os trabalhos que eles fazem. Além disso, tanto os alunos quanto a escola ganham pedagogicamente com as pinturas espalhadas pelas nossas dependências escolares”, conclui a orientadora do projeto, Alba Regina.

Serviço:

EEEFM Afonso Cláudio

Rua Rute Amélia Gastin Pádua, nº 124, São Tarcísio, em Afonso Cláudio

* Fonte: Assessoria Imprensa Governo do ES

Confira mais Notícias

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)

Educação

Escolas da educação básica iniciam ano letivo com proibição de celular

Educação

Cadastro aberto para preenchimento de vagas remanescentes em creches de Venda Nova

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje (21)

Último dia para inscrições no concurso da Secretaria de Educação do ES

Governo do Estado prorroga inscrições do Nossa Bolsa 2025

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Estudantes devem entregar documentos até esta sexta (17) e confirmar matrícula na Rede Estadual