A era digital já é uma realidade para os que entraram na terceira idade no município de Castelo. É que a Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Nemer desenvolve um curso de informática para os idosos do município. Trata-se do projeto Terceira Idade na Era Digital, que teve a aula inaugural realizada na última terça-feira (28). A ação é desenvolvida em parceria com o Centro de Convivência Santa Luísa de Marilac.
O curso, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos e despertar o desejo pela busca de ampliar o conhecimento pelo meio informatizado, proporciona a integração na era da globalização por meio do uso da internet. O trabalho é voluntário e conta com uma equipe de 12 pessoas, entre profissionais da área pedagógica, alunos e ex-alunos.
Participam da primeira turma 20 idosos, na faixa etária de 60 a 94 anos. As aulas de informática básica são realizadas todas as terças-feiras, das 14 às 16h30. Nossa meta é ofertar o conhecimento que possa favorecer autonomia para os idosos, propiciando-lhes adquirir informações mais rapidamente e maior participação nas discussões do dia a dia, declara a diretora da unidade de ensino, Ana Maria Vieira Callegari.
De acordo com Ana Maria as atividades não ficarão restritas à sala de informática. Teremos várias atividades relacionadas à tecnologia. Ensinaremos a eles, por exemplo, como devem usar os caixas eletrônicos de bancos quando forem receber e quais os cuidados que devem ter diante de tal situação. Conhecimentos importantes para o dia a dia de pessoas com mais idade.