Educação

Escola de Domingos Martins realiza evento sobre Consciência Negra e homenageia morador mais antigo

Para destacar um personagem marcante de Domingos Martins, a Escola Estadual Gisela Saloker Fayet resolveu ir além de uma simples homenagem. Não só batizaram o projeto Afrodescendente com o nome de um dos fundadores da comunidade, Seu João Francisco da Silva, de 101 anos, como também mobilizaram estudantes e professores a prestigiá-lo. Nesta sexta (20), no dia da Consciência Negra, será realizada, a partir das 8h, a segunda edição do projeto. Mais de 400 alunos exibirão talentos ligados à cultura afro.

O evento será na própria escola e envolverá alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Cada professor está preparando sua turma, com o envolvimento de todas as disciplinas. Os estudantes estão preparando peças teatrais, comidas típicas, peças artesanais e até bandeiras dos países africanos. Também será feito um paralelo com as influências africanas no Brasil, como a capoeira.

Segundo a diretora, Maria Angelis, Seu João Francisco da Silva é o morador mais antigo da região. Ela conta que ele gosta muito de conversar e estar em contato com os alunos. Percebendo que ele tinha dificuldades para andar, estudantes e professores uniram-se para resolver o problema.

“Arrecadamos dinheiro na escola e conseguimos comprar uma cadeira de rodas para ele. No último sábado (14), a felicidade tomou conta de todos, quando fomos à casa dele e entregamos o presente, junto com bolo e muita animação”, completa. Aproximadamente 25 pessoas reuniram-se na casa de Seu João. Alguns alunos realizaram uma apresentação musical, enquanto outros leram textos.

Confira mais Notícias

Educação de Venda Nova conquista Selo Ouro em premiação nacional de alfabetização

Última semana para solicitar vagas na Rede Estadual

Veja os finalistas da 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa e Matemática de Venda Nova do Imigrante

Antigo Colégio Salesiano de Vargem Alta agora é Centro de Ensino Técnico

Veja o período de matrículas e rematrículas da Rede Municipal de ensino de Venda Nova

Venda Nova lança cadastramento para vagas nas creches municipais

Estudantes de Conceição do Castelo exploram o futuro profissional com tecnologia e criatividade

Estudantes de Conceição do Castelo conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes