* Leandro Fidelis
A Escola Municipal Antônio Padoani, em Indaiá, zona rural de Conceição do Castelo, Região Serrana do Estado, amanheceu arrombada na manhã desta segunda-feira (1º). Os ladrões usaram o molho de chaves da própria unidade para invadir as salas, onde roubaram três aparelhos de som e outros dois de DVD. As aulas foram canceladas temporariamente.
O arrombamento ocorreu após uma festa de confraternização com as famílias dos alunos realizada ontem. De acordo com a diretora, Renata Vargas, o evento acabou por volta das 23h. Os invasores teriam entrado pelo portão dos fundos e ainda reviraram a secretaria e a despensa.
Estamos muito tristes porque a atual estrutura é nova. São de festas como a de ontem que vêm os recursos para o dia-a-dia da escola, declarou a diretora. Os funcionários passaram o dia hoje arrumando a bagunça deixada pelos vândalos.
Segundo o investigador da Polícia Civil, pessoas da própria comunidade podem estar envolvidas. É um caso isolado, mas com muitos indícios, disse.
Em agosto do ano passado, a Escola de Santa Luzia, naquele mesmo município, também foi arrombada. Foram levados dois aparelhos de DVD, uma impressora, uma máquina digital e um aparelho de som. A Polícia disse que já tem pista dos autores.
Também nesta segunda-feira, uma madeireira a cerca de 1 km da sede do município de Conceição amanheceu com indícios de ação criminosa durante a madrugada.