Por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Prefeitura de Domingos Martins, o governo do Estado inaugurou neste sábado (16), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Pinto SantAna, na comunidade de São Miguel. O investimento total na obra foi de R$ 696.486,67.
A solenidade contou com a participação do governador Paulo Hartung, do vice-governador, Ricardo Ferraço, do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, do secretário de Estado de Planejamento, Audifax Charles Pimentel Barcelos, do secretário de Estado de Agricultura, Ricardo Santos, .entre outras autoridades e a comunidade local. O evento teve ainda uma apresentação de dança de alunas de 3ª e 4ª séries do município.
A nova escola, com capacidade para 176 alunos de 1ª a 8ª séries, conta com seis salas de aulas, sendo que uma, de acordo com a direção da unidade de ensino, será transformada em Biblioteca e Laboratório de Informática.
A escola possui uma área de 728,94 m² e também vai contar com secretaria, sala de professores, sala de supervisão, banheiros para professores, alunos e portadores de deficiência física, depósito, cozinha, despensa, área de serviço e pátio coberto.
Para o secretário de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, a entrega de novas escolas no Espírito Santo já está se tornando uma rotina, o que mostra claramente o compromisso do Governo do Estado em tratar a educação como prioridade. A escola que vamos inaugurar apresenta uma estrutura física de qualidade que, certamente, irá contribuir e muito para alcançar uma educação ainda melhor no município de Domingos Martins, frisa Haroldo.
O governador Paulo Hartung ressaltou a importância da educação para a formação dos jovens. “A educação é um dos melhores caminhos para se chegar a um futuro de qualidade de vida, cidadania, paz, bem-estar e prosperidade coletiva. Por isso, nossa prioridade número um é estruturar uma rede de educação pública de qualidade. Estamos repassando recursos às prefeituras para a estruturação de uma rede de ensino infantil, cuidando de parte do ensino fundamental e priorizando a expansão do ensino médio e profissionalizante”, disse.
De acordo com a diretora da unidade de ensino, Angelita da Penha Mayer, esta é uma conquista muito esperada. Inaugurar esta escola é um sonho que se torna realidade. Estamos muito felizes porque este dia foi muito esperado. Agora vamos aproveitar bastante o espaço e valorizar a oportunidade, diz a diretora.