A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Abreu Alvim, de Afonso Cláudio, realiza nesta quarta-feira (08), a partir das 18h30, a entrega dos prêmios do III Concurso de Poesia. Participam do evento toda comunidade escolar. Fazem parte da programação: apresentações musicais, peça teatral com o título A poesia na UTI, e encenação do Circo da alegria. O concurso é uma das ações do projeto Ler e Escrever Pelo Prazer.
Neste ano, foram inscritas 281 poesias, das quais 15 serão premiadas. São os cinco primeiros lugares das três categorias concorrentes: nível I, que contempla alunos da 1ª a 4ª séries; nível II, alunos de 5ª a 8ª; e nível III, estudantes do Ensino Médio. Para participar do concurso cada aluno teve a chance de inscrever até três poesias, seguindo os critérios do edital, criado especialmente para o concurso da escola.
Este projeto é bem organizado em todos os aspectos. Por isso, a escola fica totalmente envolvida e os números só estão crescendo. Do ano passado para este, tivemos quase 100 poesias a mais no concurso, frisa o diretor, Júlio César da Silva.
O diretor informa, ainda, que a comissão julgadora formada para selecionar os melhores textos é composta por professores convidados de outras escolas. Esta é a forma mais segura de, no final, todos ficarem satisfeitos com os resultados, já que saberão que os critérios de escolha seguiram unicamente o edital, frisa Júlio.
Duas coisas me chamam muito a atenção neste concurso. Primeiro é o envolvimento e a satisfação dos pais ao ver o trabalho de seus filhos expostos e concorrendo a uma premiação. Depois, a expectativa, o sentimento de apreensão em todos, já que até o momento da premiação a única pessoa que sabe quem são os vencedores sou eu, fala o diretor.
A premiação para os vencedores do concurso é a seguinte:
– 1º lugar: troféu
– 2º lugar: troféu
– 3º lugar: medalha
– 4º lugar: medalha
– 5º lugar: medalha
Outras ações do projeto Ler e Escrever Pelo Prazer, que serão realizadas ainda neste ano, são as seguintes: Soletrando, previsto para o dia 6 de agosto; e Festival de Paródias, que será realizado no dia 14 de setembro.