Escola Fioravante Caliman preparada para receber alunos do Ensino Médio a partir de hoje (13)

 

No próximo dia 13 de outubro, os alunos do Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo voltam às escolas, retomando as aulas presenciais suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. Em Venda Nova do Imigrante, a Escola Fioravante Caliman adotou todas as medidas previstas, seguindo o protocolo do Governo do Estado. 

 

Na manhã desta sexta-feira, em entrevista à Rádio FMZ, a diretora da Fioravante Caliman, Celina Januário Moreira, explicou como se dará o retorno. “O primeiro seguimento que retorna é o Ensino Médio. A escola Fioravante Caliman já está preparada dentro do protocolo, já recebemos a visita da Vigilância Sanitária para o aval de retorno no dia 13”, explicou a diretora. 

 

Além do Ensino Médio regular, retornam as aulas desse segmento para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno. 

 

Nas últimas três semanas, toda a equipe da escola trabalhou para realizar as adaptações necessárias na estrutura para o retorno dos estudantes. 

 

Cuidados
O uso de máscaras é obrigatório para todos os alunos. Foram produzidas máscaras para serem distribuídas para toda a comunidade escolar. Cada aluno receberá duas máscaras e a família ficará responsável por sua higienização diária. Há borrifadores de álcool para higienizar as salas de aulas. 

 

Já o acolhimento aos alunos irá ocorrer desde o portão da escola, e o primeiro procedimento será a aferição de temperatura com o equipamento apropriado. Será disponibilizado álcool em gel e foram adaptados sete lavados com papel toalha em pontos estratégicos no pátio da instituição para a higienização das mãos. Cada aluno deverá trazer uma garrafinha para consumo de água, não sendo permitido compartilhar o recipiente com os colegas.  

 
Obrigatoriedade do retorno
De acordo com a diretora Celina, não é obrigatório retornar para a escola para ter aulas presenciais, porém, o ensino remoto vai continuar no mesmo formato que ocorre desde abril e precisa ser seguido pelos alunos que ficarem em casa. “As famílias que decidirem que os filhos não retornarão para a escola, precisam procurar a instituição para assinar um termo de responsabilidade. Isso poderá ser feito a partir desta terça (13)”, salientou Celina. 

 

Segundo a diretora, “o aluno pode voltar a qualquer momento para a escola, desde que avise a instituição com 15 dias de antecedência”. Esse prazo é devido ao planejamento necessário para vários setores como merenda e transporte escolar. 

 

Revezamento
Nesse momento, haverá um revezamento. A escola não irá retornar com 100% dos alunos toda a semana. As instituições estão fazendo um levantamento junto às famílias, para ter a noção de quantos alunos irão retornar. As salas de aula já foram preparadas com 16 lugares e, algumas com 20. Se o número de alunos que retornarem ultrapassar essa quantidade de carteiras na sala, será feito o revezamento, com uma parte da turma com aulas presenciais em uma semana e a outra parte na semana seguinte. Nos dias em que o estudante não estiver na escola, ele receberá as atividades em casa. 

 

De acordo com os dados do questionário enviado às famílias, a escola terá conhecimento de quantos alunos irão retornar. A partir daí, será definido e encaminhado aos familiares quais os alunos de cada turma que retornarão no dia 13 e os que virão à escola no dia 19.

 

Preparação para o retorno
Não é recomendado que o aluno que esteja com sintomas da Covid-19 vá à escola. “Se estiver com algum sintoma ou passando mal, o aluno não deve ser encaminhado à escola.  Nesse caso, o caminho é procurar o atendimento de saúde”.

 

Esse retorno está sendo orientado por meio de uma portaria conjunta entre as secretarias estaduais de Educação (Sedu) e da Saúde (Sesa). As instituições escolares estão seguindo as orientações desses órgãos governamentais e criaram planos de retorno para a rotina presencial.

 

Transporte escolar
De acordo com a gerência de Transportes da Prefeitura de Venda Nova, os veículos farão o transporte dos alunos adotando todos os procedimentos necessários como uso de máscaras, disponibilização de álcool para higienização das mãos e distanciamento no interior do veículo.

Confira mais Notícias

Alunos de Conceição do Castelo criam protótipos de semáforos


Estudantes de Conceição do Castelo visitam Instituto Nacional da Mata Atlântica

Educação

40 vagas de pós-graduação para o curso de Gestão em Saúde em Venda Nova

Educação

Inscrições abertas para pós-graduação em Nutrição Animal; há vagas no polo de VNI

Educação

Ifes Venda Nova oferece curso preparatório para seleção de cursos técnicos integrados

Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais de 16 mil estudantes do ES vão para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escola de Conceição do Castelo promove ‘Chá dos Avós’ e une comunidade escolar