No próximo dia 13 de outubro, os alunos do Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo voltam às escolas, retomando as aulas presenciais suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. Em Venda Nova do Imigrante, a Escola Fioravante Caliman adotou todas as medidas previstas, seguindo o protocolo do Governo do Estado.
Na manhã desta sexta-feira, em entrevista à Rádio FMZ, a diretora da Fioravante Caliman, Celina Januário Moreira, explicou como se dará o retorno. “O primeiro seguimento que retorna é o Ensino Médio. A escola Fioravante Caliman já está preparada dentro do protocolo, já recebemos a visita da Vigilância Sanitária para o aval de retorno no dia 13”, explicou a diretora.
Além do Ensino Médio regular, retornam as aulas desse segmento para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.
Nas últimas três semanas, toda a equipe da escola trabalhou para realizar as adaptações necessárias na estrutura para o retorno dos estudantes.
Cuidados
O uso de máscaras é obrigatório para todos os alunos. Foram produzidas máscaras para serem distribuídas para toda a comunidade escolar. Cada aluno receberá duas máscaras e a família ficará responsável por sua higienização diária. Há borrifadores de álcool para higienizar as salas de aulas.
Já o acolhimento aos alunos irá ocorrer desde o portão da escola, e o primeiro procedimento será a aferição de temperatura com o equipamento apropriado. Será disponibilizado álcool em gel e foram adaptados sete lavados com papel toalha em pontos estratégicos no pátio da instituição para a higienização das mãos. Cada aluno deverá trazer uma garrafinha para consumo de água, não sendo permitido compartilhar o recipiente com os colegas.
Obrigatoriedade do retorno
De acordo com a diretora Celina, não é obrigatório retornar para a escola para ter aulas presenciais, porém, o ensino remoto vai continuar no mesmo formato que ocorre desde abril e precisa ser seguido pelos alunos que ficarem em casa. “As famílias que decidirem que os filhos não retornarão para a escola, precisam procurar a instituição para assinar um termo de responsabilidade. Isso poderá ser feito a partir desta terça (13)”, salientou Celina.
Segundo a diretora, “o aluno pode voltar a qualquer momento para a escola, desde que avise a instituição com 15 dias de antecedência”. Esse prazo é devido ao planejamento necessário para vários setores como merenda e transporte escolar.
Revezamento
Nesse momento, haverá um revezamento. A escola não irá retornar com 100% dos alunos toda a semana. As instituições estão fazendo um levantamento junto às famílias, para ter a noção de quantos alunos irão retornar. As salas de aula já foram preparadas com 16 lugares e, algumas com 20. Se o número de alunos que retornarem ultrapassar essa quantidade de carteiras na sala, será feito o revezamento, com uma parte da turma com aulas presenciais em uma semana e a outra parte na semana seguinte. Nos dias em que o estudante não estiver na escola, ele receberá as atividades em casa.
De acordo com os dados do questionário enviado às famílias, a escola terá conhecimento de quantos alunos irão retornar. A partir daí, será definido e encaminhado aos familiares quais os alunos de cada turma que retornarão no dia 13 e os que virão à escola no dia 19.
Preparação para o retorno
Não é recomendado que o aluno que esteja com sintomas da Covid-19 vá à escola. “Se estiver com algum sintoma ou passando mal, o aluno não deve ser encaminhado à escola. Nesse caso, o caminho é procurar o atendimento de saúde”.
Esse retorno está sendo orientado por meio de uma portaria conjunta entre as secretarias estaduais de Educação (Sedu) e da Saúde (Sesa). As instituições escolares estão seguindo as orientações desses órgãos governamentais e criaram planos de retorno para a rotina presencial.
Transporte escolar
De acordo com a gerência de Transportes da Prefeitura de Venda Nova, os veículos farão o transporte dos alunos adotando todos os procedimentos necessários como uso de máscaras, disponibilização de álcool para higienização das mãos e distanciamento no interior do veículo.