Escola na Itália oferece bolsas de estudo para estudantes e professores no Brasil

A Escola Edulingua, com sede na cidade de Castelraimondo, região de Marche, na Itália, promove o concurso de redação “Italia, ti voglio bene!”, voltado a estudantes do idioma italiano no Brasil. Os vencedores receberão um curso intensivo de italiano de quatro semanas, hospedagem e excursões a 15 cidades na Itália. As inscrições são gratuitas.

As redações deverão ser escritas em língua portuguesa e tratar sobre algum aspecto relacionado à Itália e as razões que levam o estudante a participar do concurso.

É requisito para participar ter idade mínima de 18 anos e estar matriculado no ano letivo de 2010 em instituição de ensino de idioma reconhecida pelo Governo italiano ou em entidade italiana habilitada legalmente para este fim, inscrita no concurso.

As instituições que se destacarem no concurso por número e qualidade de trabalhos enviados irão concorrer a bolsas de estudo para curso de atualização de docentes.

As instituições têm até 30 de março para manifestar o interesse em participar do concurso, enviando e-mail para info@edulingua.it ou info.brasil@edulingua.it, com informações completas: nome da instituição e da pessoa responsável, e-mail, endereço, telefone/fax, site, número de professores e de alunos matriculados. As redações deverão ser enviadas até 30 de abril de 2010.

PREMIAÇÃO

05 bolsas de estudo para estudantes do idioma italiano

As bolsas para os estudantes são válidas para todo o ano de 2010, com exceção dos meses de julho e de setembro, e incluem: quatro semanas de curso intensivo com alojamento em quarto duplo, em apartamentos para 5/6 pessoas, junto às instalações da Escola; excursões a 15 cidades italianas; participação nos eventos promovidos pela escola durante o período do curso – conforme programa; certificado de conclusão.

03 bolsas de estudo para professores do idioma italiano

As bolsas para os professores são válidas para o período de 2010 e incluem: curso de atualização de língua e cultura italiana no período de 25/06 a 02/07; ajuda de custo para a despesa da viagem aérea; alojamento em quarto duplo, em apartamentos para 5/6 pessoas, junto às instalações da escola; visita guiada ao Castello de Lanciano; três excursões a cidades italianas; três jantares e certificado de conclusão do curso.

Informações:

EDULINGUA – Laboratorio di lingua e cultura italiana

Via E. Mattei, 33 – 62022 Castelraimondo (MC) ITALIA

Tel. +39 0737.642308 Fax. +39 0737.642494

e-mail: info@edulingua.it – info.brasil@edulingua.it

Skype: edulingua – www.edulingua.it

Universidade do Sul faz pesquisa em Venda Nova

* Leandro Fidelis

Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, estarão em Venda Nova a partir da próxima quarta-feira (3) para um projeto-piloto sobre o dialeto vêneto ou “talian”. O objetivo é produzir um inventário sobre as comunidades que receberam imigração italiana direta e que mantém o uso desse dialeto, oriundo da Região do Veneto, no Norte da Itália.

A pesquisa em Venda Nova vai abranger o programa “Café nas Montanhas”, com Chico Zandonadi, da Rádio FMZ, o curso popular de italiano da Associação Festa da Polenta- Afepol e outras manifestações do dialeto vêneto na comunidade.

A pesquisa começou em fevereiro de 2009. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Alcione Jacques Maschio, o resultado irá influenciar não só o verdadeiro inventário do “talian”, mas também todos os outros inventários linguísticos do país. “Quando o inventário for feito na íntegra, o talian será reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil, assim como as outras línguas que estão ou serão pesquisadas no país. O talian será uma das primeiras línguas, além do português, a ser considerada uma língua brasileira”, afirma a pesquisadora.

Confira mais Notícias

Banestes lança editais para concurso público

IBGE abre novo processo seletivo complementar para recenseador em Venda Nova do Imigrante

Senac abre 1.257 vagas em cursos técnicos e de qualificação de graça no ES

Concurso público na área da Educação oferece 1.500 vagas no Espírito Santo

Venda Nova do Imigrante abre processo seletivo para contratação de profissionais

Secretaria Estadual de Saúde abre processo seletivo para contratação de cadastro de reservas

Programa Senac de Gratuidade 2021 relança edital

Ministério Público do ES abre vagas de estágio com bolsa de R$ 1,6 mil