A equipe de robótica VelozMente da Escola Estadual Liberal Zandonadi, em Venda Nova do Imigrante, vai participar pela primeira vez da “Mostra Nacional de Robótica 2014”, que acontece de 18 a 22 de outubro na cidade de São Carlos, em São Paulo. Seis alunos do ensino fundamental vão apresentar o artigo científico “Consciência ambiental e robótica: robô auxiliando plantadores de água nas construções de caixas secas”.
O artigo sugere a utilização de um pequeno robô retroescavadeira com o objetivo de fazer caixas secas para captar água da chuva onde um maquinário de grande porte não consegue chegar. Para isso, o robô será manejado por meio de programação tecnológica, e não por controle remoto.
“As caixas secas são buracos nas encostas, nos morros e estradas que têm como função armazenar essa água para irrigação de plantas. As caixas também ajudam a prevenir a erosão do solo e o alagamento das cidades”, destacou a professora Katiucha Orrico.
Estudantes vão a São Paulo participar do evento – Foto: Divulgação/Sedu |
O estudante Heitor Alves Falqueto (14) é um dos integrantes da equipe VelozMente e fala sobre a sensação de participar de um evento nacional. “Estou muito ansioso, pois será uma ótima oportunidade de aprimorarmos ainda mais os nossos conhecimentos e também ver os diferentes materiais usados para a fabricação dos robôs”, disse.
Segundo a professora, a proposta é firmar parceria financeira para a construção definitiva do robô, contribuindo, assim, para o armazenamento e aproveitamento desse bem tão precioso e escasso: a água. “O robô poderá ser adquirido por proprietários rurais bem como pela prefeitura e os chamados ‘plantadores de água’”, explicou.
O artigo “Consciência ambiental e robótica: robô auxiliando plantadores de água nas construções de caixas secas” foi elaborado a partir de uma entrevista feita em 2013 com Newton Campos, um educador ambiental que orienta estudantes e agricultores da região de Alegre na prática do plantio de água. Durante a entrevista, os estudantes conheceram e entenderam como funciona o plantador, e tiveram a oportunidade de conhecer as caixas secas.
“Os estudantes se sentiram valorizados. Constataram também que o trabalho de pesquisa e estudo é possível, mesmo sendo no ensino fundamental e em uma unidade de ensino pública. A evolução então passou a ser a meta nos estudos seguintes, tornando a robótica cada vez mais presente na rotina escolar”, frisou Katiucha Orrico.
As atividades do “Projeto Robótica” na Escola Estadual Liberal Zandonadi atende 50 estudantes e são realizadas duas vezes por semana no contraturno das aulas. Durante o projeto, os alunos aperfeiçoam os conteúdos de Geografia e Matemática, adaptando a matéria vista em sala para a criação de robôs.
“No projeto, os estudantes conseguem desenvolver autonomia, aprofundam conteúdos e redigem artigos científicos ainda no ensino fundamental. Os conceitos estudados estão relacionados a frações, ângulos, tipos de solos, locomoção robótica, dentre outros assuntos”, finalizou professora.