Educação

Escolas estaduais ganharam reforço para servir mais de 19 milhões de refeições em 2019

 

Um cardápio diversificado, nutritivo e diferenciado fez parte do dia a dia dos alunos da Rede Estadual em 2019, com pratos que variam de saladas a receitas elaboradas pela equipe da Alimentação Escolar da Secretaria da Educação (Sedu). O momento do recreio ganhou ainda mais sabor com as inovações e os novos equipamentos que incrementaram as cozinhas das escolas.

 

Foram refrigeradores, freezers, fogões e fornos industriais com investimentos do Governo do Estado que ultrapassaram R$ 1,3 milhão para estruturar cozinhas mais modernas e equipadas, visando garantir a qualidade na alimentação escolar de 307 escolas.

 

As unidades também receberam 137 geladeiras com porta de vidro, 32 batedeiras, 44 balanças, 115 liquidificadores, 130 fogões, 50 processadores, 122 freezers e 23 fornos industriais.

 

Durante todo o ano, foram 19 milhões de refeições servidas nas 448 escolas para cerca de 230 mil alunos.

 

Agricultura familiar

O campo dentro da escola também ajudou a diversificar o cardápio. Frutas, legumes, verduras, farinha de mandioca, feijão, ovos, polpa de frutas e derivados do leite como iogurte e requeijão cremoso, por exemplo, e até mesmo filé de tilápia saíram das mãos do produtor rural para irem direto para a mesa nas escolas da Rede Estadual.

 

Os cardápios são todos elaborados pela equipe da Alimentação Escolar da Sedu em parceria com as empresas de gestão da alimentação para garantir refeições saudáveis com a inclusão dos produtos da agricultura familiar. “Os gêneros da Agricultura Familiar são utilizados para compor os cardápios destinados inclusive aos alunos que possuem alguma restrição alimentar, conforme a sua particularidade”, disse a subgerente de Apoio ao Estudante, Jaiara Ferreira Simões.

 

Além de saudável, o cardápio também ganhou em inovação. A equipe aplicou em 2019 o teste de aceitabilidade para substituir o creme de leite pelo leite de inhame. O objetivo foi dar prioridade ao valor nutricional das refeições e inclusão de alunos com restrições alimentares. Também foi implementado o quibe de abóbora e a carne suína.

 

Outra iniciativa para atrair os alunos para uma alimentação saudável nas escolas em 2019 foi a inserção do arroz cremoso, que leva em seu preparo frango, verduras e o leite de inhame. A equipe também trabalha com a possibilidade de novas aplicações no cardápio, sempre feito de forma nutritiva, diferenciada e balanceada, tornando os pratos atrativos.

 

Com informações da Secretaria Estadual de Educação.

Confira mais Notícias

Estudantes de Conceição do Castelo exploram o futuro profissional com tecnologia e criatividade

Estudantes de Conceição do Castelo conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Estudantes de Conceição do Castelo vivenciam experiências do Programa Escola do Futuro na Escola Elisa Paiva

Educação

Venda Nova lança o projeto “Leia Para Mim” em todas as escolas municipais de Educação Infantil

Venda Nova do Imigrante lança edital para o prêmio “Educadores que Inspiram”

Senac-ES oferece 310 vagas em cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (21)

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho