Escolhidos jovens para intercâmbio na Alemanha

O segundo grupo de jovens agricultores que farão intercâmbio na Alemanha já se prepara para a viagem, que será em agosto. Pelo segundo ano consecutivo, o projeto de intercâmbio Brasil-Alemanha seleciona filhos de agricultores para conhecer, durante um ano, a rotina de propriedades rurais da Alemanha.

Além de conhecer a cultura alemã de trabalho agrícola, os jovens terão a oportunidade de aperfeiçoar o idioma participando, uma vez por semana, de um curso de língua alemã. Durante o intercâmbio, os jovens residirão com famílias de produtores rurais.

O programa da escola Deula-Nienburg teve início no Brasil em 1997, no Rio Grande do Sul. Podem participar jovens com idades entre 18 e 28 anos, filhos de agricultores, que falem o idioma alemão ou dialetos Pomerano e Hunsrück e tenham concluído o ensino médio.

Em agosto do ano passado, cinco jovens capixabas embarcaram para a Alemanha. Eles voltarão no próximo mês de agosto, quando o novo grupo de 13 agricultores embarca para o segundo intercâmbio capixaba.

Eles foram selecionados na última semana na Casa da Cultura de Domingos Martins pela escola alemã Deula-Nienburg, realizadora do projeto. O grupo, formado por jovens de Santa Maria de Jetibá, Vila Pavão, Guarapari e Itueta (Minas Gerais) embarca nos dias 6 e 7 de agosto para a cidade de Nienburg, no Norte do país.

O jovem agricultor Wilian Patrik Rheinel, 24, morador de Guarapari, é um dos selecionados pelo programa. Ele conta que está ansioso para a viagem. “Estou me preparando muito. Estudo alemão durante quatro horas por dia. Também procuro pesquisar sobre o dia a dia e a cultura da cidade que irei morar. Quero aproveitar para aplicar aqui no Brasil as técnicas aprendidas lá”, conta.

Para participar do intercâmbio, os estagiários capixabas terão que arcar com a passagem de ida, despesas com visto, passaporte e pagamento de taxas. A passagem de retorno será custeada pela família alemã, onde eles permanecerão. Na Alemanha eles recebem moradia, comida, roupas, atendimento médico e uma ajuda de custo mensal de 250,00 euros.

A partir do ano que vem, os alunos que se inscreverem para o intercâmbio participarão de um curso intensivo de língua alemã, antes mesmo do embarque para a Alemanha (* Montanhas Capixabas).

Confira mais Notícias

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas

Cultura

Livro “As Grandes Migrações do Norte da Itália ao Brasil” será lançado na Festa da Polenta em Venda Nova

Imóvel do Colégio Salesiano será revitalizado e abrigará a sede da Secretaria de Educação de Venda Nova

Cultura

Fames vai ofertar 60 bolsas para oficinas no Festival de Inverno de Domingos Martins