O segundo grupo de jovens agricultores que farão intercâmbio na Alemanha já se prepara para a viagem, que será em agosto. Pelo segundo ano consecutivo, o projeto de intercâmbio Brasil-Alemanha seleciona filhos de agricultores para conhecer, durante um ano, a rotina de propriedades rurais da Alemanha.
Além de conhecer a cultura alemã de trabalho agrícola, os jovens terão a oportunidade de aperfeiçoar o idioma participando, uma vez por semana, de um curso de língua alemã. Durante o intercâmbio, os jovens residirão com famílias de produtores rurais.
O programa da escola Deula-Nienburg teve início no Brasil em 1997, no Rio Grande do Sul. Podem participar jovens com idades entre 18 e 28 anos, filhos de agricultores, que falem o idioma alemão ou dialetos Pomerano e Hunsrück e tenham concluído o ensino médio.
Em agosto do ano passado, cinco jovens capixabas embarcaram para a Alemanha. Eles voltarão no próximo mês de agosto, quando o novo grupo de 13 agricultores embarca para o segundo intercâmbio capixaba.
Eles foram selecionados na última semana na Casa da Cultura de Domingos Martins pela escola alemã Deula-Nienburg, realizadora do projeto. O grupo, formado por jovens de Santa Maria de Jetibá, Vila Pavão, Guarapari e Itueta (Minas Gerais) embarca nos dias 6 e 7 de agosto para a cidade de Nienburg, no Norte do país.
O jovem agricultor Wilian Patrik Rheinel, 24, morador de Guarapari, é um dos selecionados pelo programa. Ele conta que está ansioso para a viagem. Estou me preparando muito. Estudo alemão durante quatro horas por dia. Também procuro pesquisar sobre o dia a dia e a cultura da cidade que irei morar. Quero aproveitar para aplicar aqui no Brasil as técnicas aprendidas lá, conta.
Para participar do intercâmbio, os estagiários capixabas terão que arcar com a passagem de ida, despesas com visto, passaporte e pagamento de taxas. A passagem de retorno será custeada pela família alemã, onde eles permanecerão. Na Alemanha eles recebem moradia, comida, roupas, atendimento médico e uma ajuda de custo mensal de 250,00 euros.
A partir do ano que vem, os alunos que se inscreverem para o intercâmbio participarão de um curso intensivo de língua alemã, antes mesmo do embarque para a Alemanha (* Montanhas Capixabas).