Esgoto sem tratamento em Venda Nova

Na próxima semana deve entrar em pauta uma indicação do vereador Fernando Altoé- PSDB Ele solicita providências à Companhia de Esgoto e Saneamento Básico- Cesan para a falta de tratamento do esgoto de Venda Nova. Embora coletado na maioria das casas, o esgoto passa pela estação e é lançado sem ser totalmente tratado.

No final do ano passado, a Câmara de Venda Nova promoveu uma audiência com os técnicos da Cesan, que ficaram de elaborar um projeto de ampliação da capacidade e instalar um filtro como medida paliativa. Passaram-se mais de seis meses e o Município ainda não viu medidas paliativas e nem definitivas para solucionar o problema.

Para o vereador, a situação perdura e a população paga por um serviço inexistente. Ele anunciou que já solicitou ao Ministério Público uma ação pedindo suspensão de pelo menos 50% da taxa. O vereador também quer que o Instituto Estadual de Meio Ambiente- Iema tome consciência do problema.

Outro prejuízo causado ao município é a perda de recursos em função de o Índice de Desenvolvimento Humano- IDH ficar mascarado. Devido ao IDH ser alto, Venda Nova deixa de receber recursos. O índice apenas considera o fato de o município ter quase 100% das casas ligadas ao sistema, mas não observa se o esgoto é tratado de fato.

O vereador Alberto Falqueto-PDT, que puxou o assunto durante a sessão, fez uma retrospectiva da audiência com a Cesan e pontuou que na ocasião o órgão ficou de providenciar a remoção dos dejetos sólidos do lago desativado dentro de três meses. Seis meses depois a instrução mudou e depende de novas liberações.

Falqueto salientou que na ocasião, a Cesan ficou de estudar uma paralisação total da estação durante 20 dias, o que ainda não aconteceu. O objetivo seria dobrar a capacidade de tratamento e a paralisação dependia de liberação do Iema.

* Site Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante