FMZ A Rádio
da Família

Especial café: a qualidade que traz rentabilidade

O nome de Renata Rigo, 40, é sinônimo de elegância e competência numa atividade onde a presença dos homens ainda é forte. A cafeicultora, de Conceição, abandonou um início de carreira como advogada e acreditou no seu tino para o agronegócio, tornando o “Sítio Paraíso” uma referência na produção de cafés especiais para todo o Brasil.

Apesar da formação em direito, todos os caminhos na vida de Renata a levaram para a cafeicultura. Caçula de três irmãos, aos 21 anos perdeu o pai e teve que administrar os negócios da família. Herdou duas propriedades cafeeiras – uma em Ribeirão da Conceição e outra no Estreito, a 500 metros da sede do município. Nas duas a safra atinge 3.000 sacas.

“Meu pai, Osvaldo Rigo, dedicou à vida ao comércio e ao plantio de café. Desde menina eu o acompanhava no campo… Estou na cafeicultura primeiro por tradição, depois por vocação. É sangue mesmo, produzo porque gosto”, conta Renata, que começou a produzir cafés especiais em 2003 por incentivo da Pronova.

A primeira experiência foi no despolpador comunitário da Prefeitura de Conceição. O equipamento ficou instalado na propriedade de Ribeirão. No primeiro ano despolpando, a cafeicultora teve seu café entre os 40 finalistas do concurso Gourmet, ou seja, entre os 40 melhores cafés finos brasileiros.

A colocação incentivou a investir em equipamentos próprios e no aumento da produção de descascado. De 72 sacas em 2003, passou a 350 em 2004, e hoje já são 600. É destas remessas que saem as amostras para os concursos. “O café de qualidade aumenta a rentabilidade da propriedade e, através dos concursos, o produtor tem seu trabalho reconhecido e valorizado”, destaca.

Para explicar o segredo da qualidade, Renata afirma ser um conjunto de fatores ligados ao clima, ao solo e a cuidados especiais na colheita e na secagem. Nas duas propriedades, ela se reúne com os meeiros antes da colheita para passar algumas dicas, buscando aperfeiçoar ainda mais a produção.

Como exemplo para quem está começando, Renata Rigo quer passar a determinação. “A perseverança é o caminho de quem está na cafeicultura. Confiar naquilo que a gente acredita. O pequeno produtor não pode desanimar”.

O Sítio Paraíso sempre está de portas abertas para a realização de dias de campo, visitas de estudantes, amigos e curiosos. No servir de um simples cafezinho, Renata, sempre muito atenciosa, faz o marketing do seu produto.

* Por Leandro Fidelis

*Publicada em 02/12/2006

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova