FMZ A Rádio
da Família

Especial Meio Ambiente: jovens integram grupo ecológico na Bicuíba

•Por Leandro Fidelis

Jovens costumam andar em grupo para sair, curtir uma praia… Poucos estão interessados no que acontece no próprio bairro onde mora: o mundo virtual e a TV são mais atraentes.

Mas se depender de um grupo de 30 adolescentes de Bicuíba, Distrito de São João de Viçosa, Venda Nova, a proteção do meio ambiente é o novo “rock”. Junto com outros voluntários, eles formam a “Ecogalera”, promovendo ações sócio-ambientais no município.

A primeira é a campanha para reaproveitar óleos usados em frituras. Os moradores estão sendo conscientizados a juntá-los em garrafas em vez de jogar no ralo da pia. O objetivo é transformar esses resíduos em sabão.

“Um litro de óleo polui 1 milhão de litros de água, segundo dados da Sabesp. Já conseguimos recolher alguns litros na comunidade e vamos fazer muito mais”, diz o coordenador das atividades, o empresário Levi Antunes de Moraes, paulistano radicado na cidade há um ano e meio.

Ao chegar em Venda Nova, Levi observou uma cidade despreocupada com os recursos naturais. Assim, começou a reunir os jovens de até 14 anos todos os domingos no Centro Comunitário de Bicuíba, com apoio das escolas, do Posto de Saúde e de outros voluntários do bairro.

“A geração anterior só destruiu e isto deve ser revertido com simples ações”, afirma o voluntário. “A Ecogalera quer recrutar não só em São João, mas em todo município. “Queremos que Venda Nova participe”.

Aline Martins, de 14 anos, integra o movimento. “Entrei para a população não poluir mais o rio. Os vizinhos estão colaborando, evitando despejar óleo na pia”.

Outra engajada na causa é Letícia Bragatto (11), que participa pintando placas com mensagens de conscientização para espalhar nas ruas. De uma família de antigos moradores da Bicuíba, ela conta que os pais viveram num lugar bem diferente quando crianças. “Acho importante preservar, não poluir. O rio é o mais prejudicado”.

Com um mês em prática, a Ecogalera já começa a colher os frutos. O grupo ganhou uma estufa plástica de 42m² para o projeto da horta comunitária e vai contar com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente na escolha de uma praça pública para cuidar.

Mais informações sobre a Ecogalera pelo telefone: (28) 3546-2960.

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´