* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Depois de expor o projeto aos produtores de socol de Venda Nova, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae vai dar início à indicação geográfica (Saiba mais abaixo) do socol no município. A reunião, no último dia 6, com o consultor Anselmo Buzz mostrou a importância de proteger esse produto típico como patrimônio cultural e gastronômico do município.
O Sebrae vai investir R$ 160 mil no estudo que visa diagnosticar o que deve ser feito para imprimir qualidade e tradição ao socol, um embutido italiano a base de lombo de porco. O objetivo é garantir um diferencial competitivo no mercado para o produto, além da promoção regional. Os trabalhos começam em dois meses.
Vocês devem ser orgulhar de ter o socol e têm a responsabilidade de cuidar desse patrimônio. A Europa se protege com indicação geográfica, e só a China tem mais de 2.000 produtos com origem rastreada, disse Buzz ao grupo de 12 produtores de Venda Nova durante a apresentação. Um protocolo de intenções foi assinado nesse dia.
Com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper, Prefeitura de Venda Nova e Associação do Desenvolvimento do Agroturismo- Agrotur, a pesquisa vai abranger as localidades de Alto Bananeiras, Tapera e Providência, polos do agroturismo no município, e deve durar um ano e meio.
Conheça alguns exemplos de produtos com indicação geográfica:
Na Europa
-Vinho tinto de Bordeaux (França)
-Champagne (França)
-Queijo Camembert (França)
-Presunto de Parma (Itália)
-Vinho do Porto (Portugal)
No Brasil
– Café do Cerrado (Minas Gerais)
– Cachaça de Paraty (Rio de Janeiro)
– Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)
– Pampa Gaúcho (Rio Grande do Sul)
O que são Indicações Geográficas?
O conceito de indicações geográficas foi sendo desenvolvido lentamente no transcurso da história, e de forma natural, quando produtores, comerciantes e consumidores comprovaram que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis a sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico de procedência. Este fenômeno teve início com os vinhos, nos quais o efeito dos fatores naturais era mais evidente.
Possivelmente, quando se escolhe produtos de proveniência controlada e garantida, é normal que se disponha de um valor superior ao preço médio praticado pelo mercado, tendo em vista a confiança adquirida com a manutenção e controle das características inerentes ao artigo durante décadas de comercialização e respeito ao consumidor.
A maior demanda por tais produtos e seu preço superior facilitou o surgimento de falsificações, ou seja, a má utilização desse nome geográfico em artigos que não tinham tal procedência. Com o tempo, foram também surgindo normas específicas para regular a elaboração desses produtos e para controlar o movimento de mercadorias, objetivando oferecer maior garantia à origem dos mesmos, surgindo, então o conceito das Indicações Geográficas (* Fonte: Sebrae).
Onde encontrar socol em Venda Nova:
1) Sitio Retiro do Ipê (Família Brioschi)
Rodovia Pedro Cola- km 06- Providência- Venda Nova do Imigrante
Telefone.:(28) 3546-1024
2) Capri Nova (Família Feitosa Altoé)
Avenida Domingos Perim- Centro- Venda Nova do Imigrante
Telefone.: (28) 3546-1239
3) Sítio Família Lorenção
BR-262, km 102 (mais 500m de fácil acesso)- Tapera- Venda Nova do Imigrante
Tel.: (28) 3546-1130/ 3546-1046
* Leia amanhã a última reportagem da série especial sobre o socol de Venda Nova do Imigrante!