FMZ A Rádio
da Família

Especial: tempo é qualidade

Se o vendanovense José Evaldo Caliman, 47, tem uma dica para quem produz cafés especiais é nunca perder tempo. “Ele é muito precioso no meu dia-a-dia”. Ganhador da edição 2004 do Prêmio Cafuso UCC, Evaldo tem gosto pelo que faz e investe sempre para ter um produto de qualidade.

Quem chega na sua propriedade, em Lavrinhas, não tem dúvidas de que a qualidade do café é para todos, até para o pequeno produtor. O cafeicultor e mais cinco irmãos dedicam 10 hectares à cultura, sendo 5 ha em Venda Nova e a outra metade em Rancho Dantas, Brejetuba.

Em 2002, os Caliman compraram um descascador de pequeno porte e passaram a enviar amostras para concursos. Evaldo conta que o retorno foi imediato: naquele mesmo ano ganhou R$ 3 mil, teve a mesma premiação em 2003, até conquistar a premiação máxima de R$ 20 mil em 2004. “Aproveitei o grão bem maduro, que alcançou qualidade superior. Nem esperava ganhar, foi uma surpresa”.

Com o dinheiro, Evaldo e os irmãos Dimas, João, Tércio e Édmo investiram em equipamentos. “Quem não acompanha o desenvolvimento da tecnologia fica para trás. Não tem rentabilidade”, destaca. A estrutura básica já existia e acrescentou-se a ela um lavador mecânico.

Tecnologia impensável para agricultores como o patriarca Marino Caliman, 74, que ajuda a mexer o café no terreiro e incorporou ao seu repertório a palavra “exportação”. Foi necessário, pois o café de sua família chegou ao outro lado do mundo.

* Por Leandro Fidelis

– Faltam dois dias para a entrega da premiação do Cafuso/UCC 2006. Amanhã, veja como a presença feminina é forte na cafeicultura das montanhas.

*Publicada em 01/12/2006.

Confira mais Notícias

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova

Incaper

Tecnologias ajudam agricultores na produção de cafés especiais e sustentáveis

Agricultura

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova