Cultura

Espetáculo com música clássica e marionetes em Campinho

Nesta quarta-feira (04), moradores de Domingos Martins terão a oportunidade de verem o concerto “Viver e Ouvir – Violino, Piano e Marionetes”, no auditório da Escola Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho, a partir das 19 horas.

 

O concerto será executado pelo violinista Jerzy Milewski e a pianista Aleida Schweitzer, sendo que a música ganhará interpretações com marionetes produzidas e manipuladas por Bruno Descaves, em um espetáculo com muita ação, humor e surpresas. O repertório irá apresentar Bach, Venuti, Kreisler, Kroll, Demski, Gershwin, entre outros ícones da música clássica.

 

A ação integra o Projeto “Concertos Internacionais 2014” e a realização do evento é uma parceria entre a Prefeitura de Domingos Martins, Associação Cultural Ricardina Stamato (Acris), Governo do Estado e Fundação Jônice Tristão.

 

Marionetes

 

As marionetes são controladas por dezenas de fios, e cheias de segredos e engrenagens, que ganham vida e encantam o público. O casamento das marionetes com a música ao vivo criou um teatro musical para todas as faixas etárias, com bastante humor e entretenimento. Cada uma dessas marionetes consome, em média, 400 horas de trabalho entre criação, construção e ensaios das apresentações.

Sobre os artistas:

 

ALEIDA SCHWEITZER: Renomada e premiada camerista, atuou ao lado de Jean Pierre Rampal, Cristina Walewska, Boris Pergamenshikov, Daniel Heifetz, Anatoli Krastev, entre outros. Fez seus estudos no Brasil, aperfeiçoando-se no Conservatório Real de Amsterdam e na Faculdade de Música da Universidade de Varsóvia. Gravou na Polônia, com a orquestra Amadeus, os Concertos em fá menor e ré menor, de Bach.

 

BRUNO DESCAVES: Formado em física pela PUC-RJ, sempre fez uma ligação dessa matéria com os movimentos pendulares das marionetes, assim como nas suas “máquinas”. Descobriu o violino ainda na adolescência e passou a usá-lo como principal ferramenta musical em seus shows performáticos. Ganhou o prêmio Entertainment Prize, no Festival de Shizuoka, Japão, onde morou durante 16 anos. Estudou técnica de marionetes com o mestre Phillip Huber nos EUA e violino com o concertista polonês Jerzy Milewski. O seu espetáculo “Mr Bruno – Máquina Marionete” já foi apresentado mais de mil vezes mundo afora. A singularidade do seu trabalho já lhe rendeu prêmios, entrevistas e participações em programas de TV e festivais.

 

JERZY MILEWSKI: Nasceu em Varsóvia, numa casa frequentada por personagens da cena musical. Era considerado um menino prodígio e começou a carreira de violinista aos seis anos. Brasileiro de origem polonesa, com 35 discos gravados e mais de 3000 concertos realizados, se apresentou nos mais importantes teatros da Europa, Américas e Ásia. Seu vasto repertório abrange desde grandes mestres, como Bach, Mozart, Beethoven e Brahms, a muita música brasileira. É responsável pela criação e implantação dos “Concertos didáticos”, com o objetivo de divulgar a música em escolas de 1º e 2º graus, universidades, cursos livres e comunidades.

Confira mais Notícias

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção celebra 34 anos com apresentação especial em Venda Nova

Coral italiano celebra 150 anos da imigração com concerto em Venda Nova

Venda Nova abre chamamento público para seleção de expositores da Vila de Natal 2025

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc