“Espírito Madeira” traz a marcenaria criativa com inovação e tecnologia em Venda Nova

Falta menos de um mês para a aguardada Feira Espírito Madeira- Design de Origem 2024, de 07 a 09 de novembro, em Venda Nova do Imigrante (ES), e uma das atrações desta edição é o Espaço Maker, que traz uma programação exclusiva dedicada à marcenaria criativa e suas diversas vertentes. Sob a curadoria de Eduardo Stehling, consultor florestal e fundador da Fuste Woodtech, o espaço contará com a participação de oito influenciadores e profissionais de destaque, que juntos acumulam mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Stehling, que não será palestrante neste ano, continuará presente como apresentador, conduzindo o público através de uma jornada de inovação e criatividade.

O Espaço Maker será um ponto de encontro para quem busca inspiração, conhecimento e as últimas tendências do setor. Com o tema “A marcenaria como um sonho”, a programação trará ferramentas manuais, elétricas e estacionárias, além de máquinas digitais computadorizadas para cortes especiais, simbolizando a evolução tecnológica da marcenaria no Brasil e no mundo. O patrocínio da Bosch, da Freud e da Alca Máquinas, marcas de referência no setor, reforça o compromisso de oferecer o que há de mais moderno e inovador aos visitantes.

Segundo Stehling, os oito palestrantes convidados são referência em diferentes áreas, como tornearia, acabamentos, design de móveis e influenciadores que atuam com mídia e marcenaria. Entre eles, destacam-se nomes como Bruno Dellazari, arquiteto premiado que combina tradição e tecnologia na criação de mobiliário; Gil Chagas, mais conhecido como “Cupim Banguelo”, que trocou a engenharia elétrica pela marcenaria e hoje é uma das principais vozes do segmento DIY (Faça Você Mesmo); e Luis Otavio Cocito Araujo (Sloyd Experience Brasil) e sua escola de marcenaria para crianças. A troca de experiências e o aprendizado prático estarão no centro da programação (*Confira abaixo).

Este ano, o Espaço Maker dobrou de tamanho e ganhou destaque com um novo palco localizado logo na entrada do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”. O Espaço contará ainda com um ponto de transmissão exclusivo e maior flexibilidade de horários, além de visitas a estandes e interações ao vivo com o público. A presença da Unidade Móvel do Senai complementará a experiência, trazendo demonstrações práticas e conhecimento técnico sobre marcenaria 4.0 e suas possibilidades.

Uma das grandes novidades desta edição será o foco em ferramentas e máquinas de alta precisão, que permitirão a criação de peças complexas e personalizadas. De acordo com Eduardo Stehling, o objetivo é mostrar como a tecnologia e a inovação podem transformar a marcenaria em um campo ilimitado de possibilidades. “Estamos trazendo o que há de mais moderno, com as melhores referências nas apresentações durante os três dias de programação. Vamos produzir peças e objetos, trocar experiências com os influenciadores e com o público em geral”, afirma o curador do Espaço.

Palestrantes/influenciadores do Espaço Maker 2024

Bruno Dellazari- Arquiteto formado pela UFRGS e sócio fundador da De Lazzari Mobiliário Urbano e do Atelier Bruno De Lazzari, combina a tradição familiar de marcenaria com tecnologias contemporâneas. Ele é um designer premiado que desenvolve peças artísticas, reforçando a conexão entre arquitetura, design e arte.

Claudio Silva- Especialista Freud em ferramentas de corte, tem 16 anos de experiência no setor, com passagens na área técnica e comercial da Bosch/Freud. Ele atua atualmente no desenvolvimento de mercado para a Freud no Sudeste e Mato Grosso do Sul, e tem formação técnica em Mecânica e Elétrica.

Eduardo Rechenberg- Diretor comercial e sócio da Alca Máquinas, possui mais de 25 anos de experiência no setor moveleiro e madeireiro. Ele se dedica a compartilhar conhecimentos sobre tecnologia e inovação voltados para a marcenaria 4.0.

Gil Chagas (Cupim Banguelo)-  Gilcélio de Souza Chagas, conhecido como Gil Chagas ou “Cupim Banguelo”, é formado em Engenharia Elétrica. Após 15 anos na área, ele se dedicou à marcenaria e, há cinco anos, cria projetos e compartilha dicas sobre ferramentas e “faça você mesmo” nas redes sociais.

Julia Krantz- Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, desenvolve peças de mobiliário utilizando técnicas tradicionais de encaixe e madeiras nativas. Seu trabalho transita entre design e arte, além de produzir esculturas e gravuras inspiradas por suas vivências.

Leonardo Afonso- Arquiteto e designer de mobiliário, tem 25 anos de experiência em marcenaria tradicional, desenvolvendo móveis e objetos de design autoral. Ele também se dedica a produtos de acabamentos, ceras e ferramentas, além de ministrar cursos na área.

Luis Otavio Cocito Araujo (Sloyd Experience Brasil)- Engenheiro Civil e Professor Associado da UFRJ, é responsável pela divulgação de sistemas construtivos à base de madeira. Desde 2012, ele planta e maneja uma pequena floresta de Mogno Africano e coordena o programa Sloyd Experience no Brasil (escola de marcenaria para crianças).

Sandra Greul- Coordenadora da Escola da Tornearia em Madeira de Pomerode, ensinou a arte da tornearia a mais de 500 alunos. Ela é especialista em tornearia de figuras e organiza há 12 anos o Encontro Nacional de Tornearia em Madeira.

Programação Espaço Maker 2024:

Dia 07 de novembro (quinta-feira)

15h- Cláudio Silva

15h40- Perguntas e explicações

16h30- Sandra Greul

17h10- Perguntas e explicações

18h- Gil Chagas

18h40- Perguntas e explicações

Dia 08 de novembro (sexta-feira)

16h30- Luis Otávio

17h10- Perguntas e explicações

18h- Eduardo (Alca)

18h40- Perguntas e explicações

Dia 09 de novembro (sábado)

15h- Leonardo Afonso

15h40- Perguntas e explicações

16h30- Júlia Krantz

17h10- Perguntas e explicações

18h- Bruno Delazzari

18h40- Perguntas e explicações

A Feira

Além do Espaço Maker e das oportunidades de negócios e discussões estratégicas, a programação da Espírito Madeira 2024 traz a Olimpíada da Madeira, com disputas de machado e serrote, que este ano terá como novidade uma prova de habilidade para operadores de máquinas florestais. Outra atração será o Dia de Campo Penzasaur em Pindobas, onde os visitantes terão a chance de vivenciar uma experiência prática na floresta, no contraturno da Feira. 

O evento também vai destacar inovações sustentáveis na construção, florestas nativas plantadas, construções modulares, que utilizam madeira integrada com aço, vidro ou pedras ornamentais, e design de ponta.

No ano passado, a edição de estreia impactou mais de 10 mil pessoas, movimentando mais de R$ 26 milhões em negócios, evidenciando o papel vital da Espírito Madeira na promoção e impulsionamento da indústria da madeira no cenário nacional. Além disso, com 40 palestrantes e mais de 51 horas de programação.

Com informações da Espírito Madeira 2024.

Confira mais Notícias

Seminário de turismo une experiências de Bento Gonçalves, São Paulo e Espírito Santo

Cabana Refúgio: arquitetura modular e sustentável será destaque na Espírito Madeira 2024

Rodadas de Crédito e Negócios impulsionam oportunidades na Espírito Madeira 2024

Mulher fica ferida após carro capotar em Conceição do Castelo

Uso sustentável da madeira nativa estará em foco na Espírito Madeira 2024

Empresa apresenta soluções inovadoras para o setor florestal na Espírito Madeira 2024

Palestra sobre atendimento ao cliente será realizada no próximo dia 30 em Venda Nova

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta