Falta menos de um mês para a aguardada Feira Espírito Madeira- Design de Origem 2024, de 07 a 09 de novembro, em Venda Nova do Imigrante (ES), e uma das atrações desta edição é o Espaço Maker, que traz uma programação exclusiva dedicada à marcenaria criativa e suas diversas vertentes. Sob a curadoria de Eduardo Stehling, consultor florestal e fundador da Fuste Woodtech, o espaço contará com a participação de oito influenciadores e profissionais de destaque, que juntos acumulam mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Stehling, que não será palestrante neste ano, continuará presente como apresentador, conduzindo o público através de uma jornada de inovação e criatividade.
O Espaço Maker será um ponto de encontro para quem busca inspiração, conhecimento e as últimas tendências do setor. Com o tema “A marcenaria como um sonho”, a programação trará ferramentas manuais, elétricas e estacionárias, além de máquinas digitais computadorizadas para cortes especiais, simbolizando a evolução tecnológica da marcenaria no Brasil e no mundo. O patrocínio da Bosch, da Freud e da Alca Máquinas, marcas de referência no setor, reforça o compromisso de oferecer o que há de mais moderno e inovador aos visitantes.
Segundo Stehling, os oito palestrantes convidados são referência em diferentes áreas, como tornearia, acabamentos, design de móveis e influenciadores que atuam com mídia e marcenaria. Entre eles, destacam-se nomes como Bruno Dellazari, arquiteto premiado que combina tradição e tecnologia na criação de mobiliário; Gil Chagas, mais conhecido como “Cupim Banguelo”, que trocou a engenharia elétrica pela marcenaria e hoje é uma das principais vozes do segmento DIY (Faça Você Mesmo); e Luis Otavio Cocito Araujo (Sloyd Experience Brasil) e sua escola de marcenaria para crianças. A troca de experiências e o aprendizado prático estarão no centro da programação (*Confira abaixo).
Este ano, o Espaço Maker dobrou de tamanho e ganhou destaque com um novo palco localizado logo na entrada do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”. O Espaço contará ainda com um ponto de transmissão exclusivo e maior flexibilidade de horários, além de visitas a estandes e interações ao vivo com o público. A presença da Unidade Móvel do Senai complementará a experiência, trazendo demonstrações práticas e conhecimento técnico sobre marcenaria 4.0 e suas possibilidades.
Uma das grandes novidades desta edição será o foco em ferramentas e máquinas de alta precisão, que permitirão a criação de peças complexas e personalizadas. De acordo com Eduardo Stehling, o objetivo é mostrar como a tecnologia e a inovação podem transformar a marcenaria em um campo ilimitado de possibilidades. “Estamos trazendo o que há de mais moderno, com as melhores referências nas apresentações durante os três dias de programação. Vamos produzir peças e objetos, trocar experiências com os influenciadores e com o público em geral”, afirma o curador do Espaço.
Palestrantes/influenciadores do Espaço Maker 2024
Bruno Dellazari- Arquiteto formado pela UFRGS e sócio fundador da De Lazzari Mobiliário Urbano e do Atelier Bruno De Lazzari, combina a tradição familiar de marcenaria com tecnologias contemporâneas. Ele é um designer premiado que desenvolve peças artísticas, reforçando a conexão entre arquitetura, design e arte.
Claudio Silva- Especialista Freud em ferramentas de corte, tem 16 anos de experiência no setor, com passagens na área técnica e comercial da Bosch/Freud. Ele atua atualmente no desenvolvimento de mercado para a Freud no Sudeste e Mato Grosso do Sul, e tem formação técnica em Mecânica e Elétrica.
Eduardo Rechenberg- Diretor comercial e sócio da Alca Máquinas, possui mais de 25 anos de experiência no setor moveleiro e madeireiro. Ele se dedica a compartilhar conhecimentos sobre tecnologia e inovação voltados para a marcenaria 4.0.
Gil Chagas (Cupim Banguelo)- Gilcélio de Souza Chagas, conhecido como Gil Chagas ou “Cupim Banguelo”, é formado em Engenharia Elétrica. Após 15 anos na área, ele se dedicou à marcenaria e, há cinco anos, cria projetos e compartilha dicas sobre ferramentas e “faça você mesmo” nas redes sociais.
Julia Krantz- Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, desenvolve peças de mobiliário utilizando técnicas tradicionais de encaixe e madeiras nativas. Seu trabalho transita entre design e arte, além de produzir esculturas e gravuras inspiradas por suas vivências.
Leonardo Afonso- Arquiteto e designer de mobiliário, tem 25 anos de experiência em marcenaria tradicional, desenvolvendo móveis e objetos de design autoral. Ele também se dedica a produtos de acabamentos, ceras e ferramentas, além de ministrar cursos na área.
Luis Otavio Cocito Araujo (Sloyd Experience Brasil)- Engenheiro Civil e Professor Associado da UFRJ, é responsável pela divulgação de sistemas construtivos à base de madeira. Desde 2012, ele planta e maneja uma pequena floresta de Mogno Africano e coordena o programa Sloyd Experience no Brasil (escola de marcenaria para crianças).
Sandra Greul- Coordenadora da Escola da Tornearia em Madeira de Pomerode, ensinou a arte da tornearia a mais de 500 alunos. Ela é especialista em tornearia de figuras e organiza há 12 anos o Encontro Nacional de Tornearia em Madeira.
Programação Espaço Maker 2024:
Dia 07 de novembro (quinta-feira)
15h- Cláudio Silva
15h40- Perguntas e explicações
16h30- Sandra Greul
17h10- Perguntas e explicações
18h- Gil Chagas
18h40- Perguntas e explicações
Dia 08 de novembro (sexta-feira)
16h30- Luis Otávio
17h10- Perguntas e explicações
18h- Eduardo (Alca)
18h40- Perguntas e explicações
Dia 09 de novembro (sábado)
15h- Leonardo Afonso
15h40- Perguntas e explicações
16h30- Júlia Krantz
17h10- Perguntas e explicações
18h- Bruno Delazzari
18h40- Perguntas e explicações
A Feira
Além do Espaço Maker e das oportunidades de negócios e discussões estratégicas, a programação da Espírito Madeira 2024 traz a Olimpíada da Madeira, com disputas de machado e serrote, que este ano terá como novidade uma prova de habilidade para operadores de máquinas florestais. Outra atração será o Dia de Campo Penzasaur em Pindobas, onde os visitantes terão a chance de vivenciar uma experiência prática na floresta, no contraturno da Feira.
O evento também vai destacar inovações sustentáveis na construção, florestas nativas plantadas, construções modulares, que utilizam madeira integrada com aço, vidro ou pedras ornamentais, e design de ponta.
No ano passado, a edição de estreia impactou mais de 10 mil pessoas, movimentando mais de R$ 26 milhões em negócios, evidenciando o papel vital da Espírito Madeira na promoção e impulsionamento da indústria da madeira no cenário nacional. Além disso, com 40 palestrantes e mais de 51 horas de programação.
Com informações da Espírito Madeira 2024.