Espírito Santo já tem mais de 100 casos de malária confirmados

A malária no Espírito Santo já ultrapassa os cem casos. As prefeituras de Vila Pavão  e Barra de São Francisco, cidades que concentram a maior parte dos casos, emitiram boletins  que apontam 106 casos confirmados, sendo 86 em Vila Pavão e 20 em Barra de São Francisco. Uma pessoa morreu vítima da doença.  Em todo o ano de 2017, foram 49 registros da infecção, menos da metade do que foi confirmado nos primeiros oito meses de 2018. 

 

O que preocupa mais é o protozoário causador da doença nas cidades do Noroeste do Estado: o tipo falciparum, de origem amazônica. Na Região Serrana do Estado, o tipo vivax é facilmente encontrado, mas o protozoário é menos agressivo do que o falciparum. 

 

Grande Vitória

 

Uma nova preocupação surge com o caso de uma idosa de 82 anos que está com malária. A mulher foi de Vila Pavão para Vila Velha, para visitar a filha. Chegando ao município da Grande Vitória, a idosa teve os sintomas da doença e foi diagnosticada pela equipe da vigilância epidemiológica da cidade. A prefeitura informou que não há casos de malária autóctones – infecção local – na cidade. 

 

Sintomas  

 

Os sintomas mais comuns são febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça. Em casos graves pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte. Os sintomas começam-se a menifestar entre 10 e 15 dias após a picada. Quando não é tratada, a doença pode recorrer meses mais tarde. Uma nova infeção geralmente causa sintomas mais ligeiros. No entanto, a imunidade parcial pode desaparecer no prazo de meses a anos se a pessoa não for continuamente exposta à doença.

 

Existem cinco espécies de Plasmodium que podem infetar os seres humanos. A maior parte das mortes são causadas pelo P. falciparum. As espécies P. vivax, P. ovale e P. malariae geralmente causam formas menos graves de malária que raramente são fatais. A espécie P. knowlesi raramente causa a doença em seres humanos.

Confira mais Notícias

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas

Saúde

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano

Expectativa de vida no Brasil em 2023 chega a 76,4 anos

Saúde

Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue

Veja os riscos do uso dos cigarros eletrônicos

Farmácia

Veja como fica lista de medicamentos gratuitos pelo Farmácia Popular

Saúde

OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic

Saúde

Saúde lança campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos