Cidades

Estação de Tratamento de Venda Nova pode parar 20 dias

* Por Leandro Fidelis

A Estação de Tratamento de Esgoto- ETE de Venda Nova pode parar durante 20 dias, sem comprometer seu funcionamento no município. É o que anuncia a Companhia Espíritossantense de Saneamento- Cesan. A obra é para ampliar a capacidade da unidade e depende de liberação do Instituto Estadual de Meio Ambiente- Iema para entrar no Orçamento do Estado em 2009.

De acordo com o técnico em saneamento da Cesan, Eduardo Vivacqua, serão necessários R$ 50 mil para as melhorias e para a ampliação da ETE. As obras não tem previsão de data e dependem do projeto aprovado para captar recursos.

Moradores que pediram para ter a identidade preservada procuraram nossa reportagem para reclamar do despejo de esgoto sem tratamento no rio devido à incapacidade do sistema. A situação recebeu comentários inclusive na Câmara de Vereadores. O entupimento de uma caixa de esgoto na Vila Betânea seria a causa do lançamento indevido.

Vivacqua garante que o esgoto está sendo tratado antes de ser lançado no manancial. Segundo o técnico, o que ocorre é que a estação está com a eficiência baixa, em torno de 50%, quando a ideal seria de 90%. “A ampliação vai garantir esta eficiência do sistema”.

A ETE de Venda Nova começou a funcionar no início deste ano após quase oito anos de obras e promessas de desativação da antiga estação, o popular “Pinicão”. Até hoje os resíduos continuam no terreno porque dependem de projeto específico junto ao Iema para sua retirada de acordo com normas ambientais.

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Defesa Civil de Venda Nova emite alerta para estrada da Saúde / Alto Procidência

Confira o calendário de vencimento do Licenciamento 2026

Câmara de Venda Nova do Imigrante realiza concurso público para níveis médio, técnico e superior

Após 10 anos, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante anuncia concurso público

Corredor de umidade provoca chuva e alivia calor no Espírito Santo

Venda Nova utiliza “armadilhas” para monitorar e intensificar o combate à dengue

Prefeitura de Venda Nova vai se reunir com a Cesan para tratar sobre o abastecimento de água em Venda Nova