Foram notificados 24.549 casos de dengue entre 3 de janeiro e 5 de março de 2016 no Espírito Santo. Destes, 278 são suspeitos da forma grave, quatro são óbitos confirmados e 20 são óbitos sob investigação. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 624,67. Essas informações são enviadas à Secretaria de Estado da Saúde até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico.
Em Venda Nova do Imigrante, a taxa de incidência foi classificada como média, de 147,4 casos por cem mil habitantes. Outras cidades da Região Serrana do Estado também apresentaram patamar semelhante: Conceição do Castelo e Domingos Martins tiveram incidência de 156,7 e 107,5 casos por cem mil habitantes, respectivamente.
Taxa de incidência
O Boletim Epidemiológico da Dengue é apresentado de duas formas: uma tabela com a indicação das notificações em números absolutos por semana epidemiológica e outra com a incidência de casos de dengue por município.
Para calcular a incidência, divide-se o número de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se este valor por 100 mil. O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes). A taxa de incidência é, portanto, um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.
Fonte: ascom/Sesa