Estado vai remunerar produtores que preservam água em Alfredo Chaves

O governador do Estado, Paulo Hartung visita Alfredo Chaves na próxima quinta-feira, dia 19, para realizar a entrega dos primeiros cheques por serviços ambientais aos produtores do município que fazem parte do Projeto Produtor de Água do Espírito Santo.

A solenidade inicia a partir das 9h, no parque de exposições do município, Reginaldo Roque Giore, com apresentação da Orquestra Regional Municipal Alto Benevente e a Fanfarra Municipal, Ana Araújo.

Na ocasião estarão presentes membros da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Instituto de Estadual de Meio Ambiente (IEMA) e representantes do Comitê da Bacia do rio Benevente.

Serão contemplados nestes primeiros pagamentos, sete proprietários do município, dentre estes, o senhor Ademir Rangel, Aloizio Sgumaro, Benvindo Manzioli, Pedro Suzana, Antonio Carlos Canal, Ricardo Sardi e Rodrigo Cavalini.

Conforme Informações da Secretaria de Estado de Meio ambiente e Recursos Hídricos, o objetivo do projeto piloto no Estado, é melhorar a qualidade e a disponibilidade das águas na bacia do Rio Benevente, por meio de pagamentos por serviços ambientais, aos proprietários que exerçam práticas de conservação e restauração florestal.

Dentre as principais metas do governo, conforme dados do Instituto de Estadual de Meio Ambiente (IEMA), está em reconhecer quatro mil hectares de florestas na bacia do Rio Benevente, sendo que o Espírito Santo, o primeiro Estado, a desenvolver de maneira efetiva o programa.

De acordo com Robson Monteiro, Gerente de Recursos Hídricos do IEMA, o produtor receberá entre R$90,00 a R$330,00 por hectare ao ano, sendo que este valor varia de acordo com a declividade do terreno e o estágio de regeneração da floresta.

“É um projeto piloto no Estado que acreditamos ter todas as possibilidades para dar certo e ser implantado em outros municípios”.

Para Antonio Carlos Petri, Secretário Municipal de Agricultura de Alfredo Chaves, o pagamento por serviços ambientais é um instrumento de incentivo em valores econômicos aos produtores rurais que já preservam as águas e coberturas florestais mas não são reconhecidos.

Petri lembra ainda que a adesão ao programa é totalmente voluntária por parte dos proprietários rurais.

Alfredo Chaves, é o primeiro município do Espírito Santo a ser contemplado com o projeto e conforme dados do Instituto Capixaba de Extensão Rural (Incaper), a região de Alfredo Chaves conta hoje com cerca de 45% de área florestal nativa, o que garante a possibilidade de mais produtores serem contemplados.

* Fonte: Assessoria Prefeitura de Alfredo Chaves

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS