Estrada asfaltada facilita a vida de produtores e turistas de Afonso Cláudio

Os produtores rurais e a população que utilizam a estrada que liga a sede de Afonso Cláudio à comunidade de Vargedo, nas proximidades da pousada ‘Vovó Dindinha’, ganharam comodidade e segurança com a nova pavimentação asfáltica do trecho inaugurada nesta quinta-feira (18) pelo Governo do Estado.

Essas obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seag) e fazem parte do programa ‘Caminhos do Campo’, que até o final deste ano terá um total de 700 quilômetros de estradas rurais asfaltadas.

Antes da inauguração, a comunidade promoveu uma concentração, nas adjacências da pousada ‘Vovó Dindinha’, para seguir em carreata pelo trecho asfaltado até a Praça da Independência, localizada ao lado da Prefeitura de Afonso Cláudio, onde aconteceu a solenidade.

O evento contou com a presença do governador, Paulo Hartung, do vice-governador, Ricardo Ferraço; dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, da Saúde, Anselmo Tozi, e do Turismo, João Felício Scárdua; dos prefeitos dos municípios de Afonso Cláudio, Wilson Costa, de Laranja da Terra, Joadir Lourenço, de Conceição do Castelo, Odael Spadeto, e de Itaguaçu, Romário Bazílio, dentre outras autoridades, além de moradores e lideranças comunitárias.

Na estrada de 4,928 quilômetros foram investidos R$ 2.623.526,26 e agora o trecho conta com sinalização adequada que possibilita melhor escoamento da produção agrícola da região e melhora a infraestrutura de acesso à região. Além disso, oferece uma via segura a todos que desejam conhecer o local ou precisam passar pela comunidade.

O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que a pavimentação dessas estradas, além de melhorar o escoamento da produção agrícola, contribui para o desenvolvimento de outras atividades econômicas na região. “Uma estrada asfaltada e em boas condições de uso representa um importante vetor de desenvolvimento e melhora significativamente a qualidade de vida da população, que pode se deslocar com mais rapidez, conforto e segurança”, pontuou.

“Nosso governo cuidou com carinho do interior do Espírito Santo. É uma satisfação imensa ver a alegria das pessoas quando a qualidade de vida melhora, e o asfalto vai contribuir muito para isso. As boas notícias não param por aqui. Até o final do ano vamos iniciar o trabalho para asfaltar também a estrada rural que da acesso localidade de São Francisco”, destaca o vice-governador e senador eleito Ricardo Ferraço.

O governador Paulo Hartung afirmou que era uma alegria inaugurar mais um trecho do programa ‘Caminhos do Campo’. Hartung ressaltou que uma estrada pavimentada é um vetor de desenvolvimento para a região na qual está inserida e lembrou que investir no asfaltamento de uma estrada é investir também na área social.

“Além de melhorar o escoamento da produção agrícola e fomentar o agronegócio, uma estrada em boas condições de uso facilita o acesso da população a equipamentos de saúde e de educação, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida”, afirmou, ressaltando que o Governo vem trabalhando para promover o desenvolvimento de maneira harmônica no Estado, levando em consideração as vocações de cada região.

“Estamos implantando um modelo de desenvolvimento geograficamente desconcentrado, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável. O modelo concentrador não deu certo. Por isso, estamos levando para o interior do Estado políticas públicas que estabeleçam um campo de igualdade de oportunidades entre os capixabas”, afirmou.

O governador Paulo Hartung enfatizou, no entanto, que mais importante do que uma estrada asfaltada é a estrada do saber e do conhecimento. “A educação tem sido a prioridade número um do Governo do Estado, desde 2003. Ano a ano, o setor lidera o volume de investimentos que temos feito. Sabemos que a educação abre portas e janelas de oportunidades. Meu sonho é que o Espírito Santo se torne um provedor de mão de obra qualificada para o Brasil e para mundo”, salientou.

Morador da comunidade de Vargedo há 64 anos, o produtor rural Eloy Magesqui comemorou a inauguração do asfaltamento do trecho. “Vi toda a evolução dessa área: desde quanto era mato, na minha infância, até agora quando temos asfalto. Eu não esperava que isso pudesse acontecer um dia. Esse asfalto é uma coisa linda, estamos muito felizes”, vibrou.

“Na época de chuva nós tínhamos muito transtorno, o carro atolava, perdíamos os produtos e já teve caso de precisar ser rebocado por um trator. Com esse asfalto nossos problemas acabaram. Não vamos ter mais dificuldades em escoar nossa produção. É uma benção do Governo para nós”, afirmou o produtor José do Nascimento Lacerda.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)