A repercussão da greve dos caminhoneiros já é sentida em vários setores da economia. Além dos postos de combustível, que já estão com os estoques zerados ou no fim, supermercados, padarias, correios e serviços, como coleta de lixo, já mostram reflexos da paralisação.
1) Gasolina
Em vários postos da Região Serrana, já não há mais álcool ou gasolina nas bombas. Nos locais onde ainda há combustível, a previsão é de fim do estoque até a tarde de hoje, segundo os comerciantes. No final da tarde de ontem, o movimento era intenso em vários postos de Venda Nova. Os motoristas tentavam garantir o tanque cheio, já que ainda não há previsão de fim da greve dos caminhoneiros.
Em Brejetuba, Iúna e Ibatiba, os motoristas também não encontram mais gasolina nas bombas. O mesmo acontece em Castelo e Conceição do Castelo, onde vários postos já não tem combustível.
2) Padarias
A greve também afeta o abastecimento de padarias. Na Grande Vitória, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) informou que pode faltar açúcar e trigo, além de outros insumos, o que repercute diretamente na produção. Na Região Serrana, já há notícias de escassez de trigo em alguns estabelecimentos.
3) Supermercados
Na Grande Vitória, em vários supermercados já há falta de alguns alimentos, segundo a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), em especial, os perecíveis, como carnes, verduras e legumes, que necessitam de reposição mais frequente. A previsão, segundo a associação, é de que alguns itens comecem a rarear nas prateleiras até sexta-feira.
4) Ceasa
A Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) está fechada nesta quinta-feira. A manifestação é pacífica. Alguns alimentos já começam a faltar, como frutas importadas. Outros, como batata e cebola, já tiveram alta de preço.
5) Correios
As entregas rápidas, como Sedex 10, 12 e Hoje, já estão suspensas. Segundo os Correios, já há atraso na entrega de correspondências e encomendas.
6) Coleta de lixo
Anchieta, Iconha e Domingos Martins suspenderam a coleta de lixo na noite de quarta-feira (23). Em Venda Nova do Imigrante, não há previsão de parada no serviço até o momento, já que há combustível para rodar até a próxima segunda-feira (28).
7) Ônibus escolar e ambulâncias
Em Venda Nova do Imigrante, por enquanto há combustível para atender a demanda de ônibus e ambulâncias. Até segunda-feira não há previsão de suspensão do serviço de ônibus.