* Redação FMZ
Um estudo inédito sobre poluição vai levar o nome de Santa Maria de Jetibá para o Congresso Brasileiro de Meteorologia, que acontece de 03 a 06 de novembro, em Recife, Pernambuco. A novidade está em uma fórmula matemática criada por estudantes do 5º período de Engenharia Ambiental e Sanitária para calcular a quantidade de poluentes emitidos no ar da cidade serrana.
Divulgação |
Os estudantes Edilson Sarter Braun, Idarlete Boecker Percílios e Suely Koelhert são alunos da Faculdade da Região Serrana- Farese. Eles serão acompanhados pelo professor e mestre Wanderson de Paula Pinto, com quem vão apresentar o artigo científico sobre a experiência em Santa Maria.
De acordo com o professor Wanderson, o estudo avalia a emissão de poluentes de veículos leves movidos a álcool e a gasolina em Santa Maria. Uma medição é realizada através de dados estatísticos e fórmulas matemáticas para detectar a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera urbana.
O trabalho tem como objetivo informar a população da cidade, bem como públicos do município sobre a poluição atmosférica. Segundo o professor, em Santa Maria de Jetibá não existe rede de monitoramento da qualidade do ar. Por isso, o grupo fez uma estimativa a partir de dados do Detran/ES sobre o aumento da frota do município e utilizou a metodologia proposta pela EPA (United States Environmental Protection Agency) para inventários de emissão.
“O número de carros vem aumentado a cada ano. Sabe-se que emissão dos escapamentos dos veículos deterioram a qualidade do ar, assim jugamos relevante fazer um trabalho que estimasse a emissão de poluentes de veículos automotores leves no município, algo que até hoje ainda não tinha sido feito”, explica Wanderson Pinto.
Conforme o professor, esse tipo de trabalho já foi realizado em algumas cidades do Brasil e é frequentemente realizado nos Estados Unidos. Após a participação dos estudantes no Congresso, a ideia é instalar um aparelho para medir as concentrações de alguns poluentes, principalmente do material em partículas, na cidade de Santa Maria de Jetibá.