Estudantes criam fórmula matemática para medir poluição em Santa Maria

* Redação FMZ

Um estudo inédito sobre poluição vai levar o nome de Santa Maria de Jetibá para o Congresso Brasileiro de Meteorologia, que acontece de 03 a 06 de novembro, em Recife, Pernambuco. A novidade está em uma fórmula matemática criada por estudantes do 5º período de Engenharia Ambiental e Sanitária para calcular a quantidade de poluentes emitidos no ar da cidade serrana.

Divulgação
<b>Título:</b>

Os estudantes Edilson Sarter Braun, Idarlete Boecker Percílios e Suely Koelhert são alunos da Faculdade da Região Serrana- Farese. Eles serão acompanhados pelo professor e mestre Wanderson de Paula Pinto, com quem vão apresentar o artigo científico sobre a experiência em Santa Maria.

De acordo com o professor Wanderson, o estudo avalia a emissão de poluentes de veículos leves movidos a álcool e a gasolina em Santa Maria. Uma medição é realizada através de dados estatísticos e fórmulas matemáticas para detectar a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera urbana.

O trabalho tem como objetivo informar a população da cidade, bem como públicos do município sobre a poluição atmosférica. Segundo o professor, em Santa Maria de Jetibá não existe rede de monitoramento da qualidade do ar. Por isso, o grupo fez uma estimativa a partir de dados do Detran/ES sobre o aumento da frota do município e utilizou a metodologia proposta pela EPA (United States Environmental Protection Agency) para inventários de emissão.

“O número de carros vem aumentado a cada ano. Sabe-se que emissão dos escapamentos dos veículos deterioram a qualidade do ar, assim jugamos relevante fazer um trabalho que estimasse a emissão de poluentes de veículos automotores leves no município, algo que até hoje ainda não tinha sido feito”, explica Wanderson Pinto.

Conforme o professor, esse tipo de trabalho já foi realizado em algumas cidades do Brasil e é frequentemente realizado nos Estados Unidos. Após a participação dos estudantes no Congresso, a ideia é instalar um aparelho para medir as concentrações de alguns poluentes, principalmente do material em partículas, na cidade de Santa Maria de Jetibá. 

Confira mais Notícias

Sedu divulga resultado da Rematrícula e Pré-Matrícula 2025 da Rede Estadual

Governo do Estado abre inscrições para o Nossa Bolsa 2025

Prefeitura de Venda Nova inicia entrega de uniformes escolares para as aulas de 2025

Projeto com realidade aumentada integra astronomia e tecnologia em Muniz Freire

Inscrições abertas para concurso público de Professor e Agente de Suporte Educacional no ES

Estudantes de Conceição do Castelo visitam Santuário Nacional São José de Anchieta

Aberto período de rematrícula na rede municipal de ensino de Venda Nova

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame