Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Afonso Cláudio terão a oportunidade de conhecer, nesta semana, o Programa Nossa Bolsa, que já beneficiou 4.000 alunos de todo o Espírito Santo. A ação faz parte de uma campanha realizada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) no programa.
As inscrições para o processo seletivo para 2010 prossegue até o dia 03 de dezembro. Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site www.nossabolsa.es.gov.br. Antes de se inscrever, é importante conferir o número de inscrição do Enem. A previsão é de que o resultado dos candidatos aprovados com nota objetiva do Enem 2009 seja divulgado a partir do dia 15 de janeiro de 2010.
A apresentação será nesta quinta-feira (19), às 9 horas, no Ginásio de Esportes, que fica Rua Ute Amélia Gastim Pádua, bairro São Tarcísio.
Bolsas
Para 2010, estão sendo oferecidas 1.505 bolsas. Os estudantes terão opção de escolher entre 46 cursos oferecidos em 28 faculdades particulares, situadas em 15 municípios do Espírito Santo.
Os critérios para o candidato participar do Nossa Bolsa são: ter renda per capita familiar de até três salários mínimos; ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas do Estado; ter obtido bom desempenho representado por média geral igual ou superior a seis, no 3º ano do Ensino Médio, comprovado por meio de histórico escolar; não ter sido desligado anteriormente do Nossa Bolsa devido ao descumprimento das exigências mínimas ou por fraude; não possuir diploma de graduação, e se estiver matriculado em outro curso de ensino superior, efetuar o cancelamento da matrícula antes do início das aulas como bolsista; não ser bolsista de outro programa e nem possuir financiamento estudantil; residir no Espírito Santo e comprovar a insuficiência de recursos financeiros por meio dos documentos listados no edital disponibilizado também no site.
O candidato deverá escolher o local, o curso e a instituição de ensino superior, dentre as constantes do anexo I do Edital Nossa Bolsa nº 10/2009.
O Nossa Bolsa já beneficiou mais de quatro mil estudantes em todo o Estado. Implantado há quatro anos, o programa é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), e busca apoiar financeiramente estudantes de ensino superior que tenham cursado o Ensino Médio em escolas da rede pública do Espírito Santo.