Nesta quarta-feira (27), às 10 horas, os alunos da Escola Família Agrícola de Castelo irão participar de uma palestra promovida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), na qual receberão informações sobre o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).
A palestra será ministrada pelo coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE), Marcelo Moreira Duarte, com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre o funcionamento do PNCF. Na ocasião eles poderão tirar as dúvidas quanto aos procedimentos necessários para a inserção no Programa e as características de cada uma das linhas de financiamento disponíveis.
Além dos técnicos do Idaf, também estarão presentes representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes), que irão abordar a parceria com o Instituto e as suas atribuições no decorrer dos procedimentos.
O Crédito Fundiário é um programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que facilita o acesso do agricultor familiar às linhas de financiamento para a aquisição de terras e investimentos na infraestrutura básica e produtiva. O intuito é reduzir a pobreza no campo e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. A Unidade Técnica Estadual (UTE), sob a responsabilidade do Idaf, é a executora do Crédito Fundiário no Espírito Santo.
De acordo com a coordenadora Administrativa da Escola Família Agrícola de Castelo, Silvania Maria Laquini Moro, a Escola conta atualmente com 120 alunos, filhos de agricultores do município e localidades vizinhas, cuja educação está voltada para o desenvolvimento das atividades no meio rural.
Para Silvania, as orientações sobre o PNCF podem contribuir para melhorar o desempenho profissional dos estudantes e para disseminar as informações junto às famílias rurais da comunidade.