Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado em Conceição do Castelo, desenvolveram um projeto de releitura de crônicas da literatura brasileira, escolhendo obras de autores como Machado de Assis, Clarice Lispector e Fernando Veríssimo. A iniciativa nasceu durante as aulas de Língua Portuguesa, ministradas pela professora Carla Tedesco Barboza Buzan, e de Projeto Integrador de Linguagens, ministradas pela professora Lauriene Quinelato.
O projeto buscou desenvolver nos estudantes a capacidade de interpretação e reprodução de textos literários, promovendo a criatividade e a crítica literária. Eles exploraram as características das crônicas, analisando temas, estilos e contextos. Já para a produção das releituras, os alunos utilizaram metodologias como “Aprendizagem Baseada em Projetos”, que incentivou a colaboração; “Storytelling”, que promoveu a narrativa envolvente; e “Role Playing”, que permitiu a vivência dos personagens e situações.
A professora Lauriene Quinelato destacou que a experiência foi enriquecedora e gratificante para todos que participaram, dos docentes aos discentes: “Desde o começo, percebemos o entusiasmo deles em explorar as crônicas brasileiras, o que foi fundamental para o andamento do trabalho. Trabalhar com textos de grandes autores como Machado de Assis, Clarice Lispector e Fernando Veríssimo permitiu que os alunos não só se aprofundassem no universo literário brasileiro, mas também desenvolvessem uma sensibilidade maior para interpretar e criar suas próprias releituras”, afirmou.
“Estávamos pesquisando uma crônica que nos identificássemos e encontramos a obra ‘A Cartomante’, de Luís Fernando Veríssimo. Pesquisamos muitas ideias sobre a caracterização da personagem e depois cada um dos integrantes do grupo buscou em casa o que havia de itens para montar a descrição perfeita. Em relação ao produto final, ficamos muito felizes, pois recebemos muitos elogios e também porque percebemos que toda nossa dedicação resultou em um trabalho exitoso e criativo”, contou a estudante Maria Rita Martinusso.
Com informações da Secretaria Estadual de Educação.