Já está em andamento a Oficina de Audiovisual com jovens de Conceição do Castelo. O projeto tem o objetivo de produzir filmes ou documentários sobre os municípios onde é desenvolvido, mostrando sua cultura, tradições, economia, religiosidade e outros aspectos. Em Conceição, as oficinas tiveram início no dia 14 deste mês e têm a participação de 20 jovens, todos moradores da zona rural e estudantes da escola Aldy Soares.
A produção escolhida pelos participantes foi um curta-metragem que vai mostrar o cotidiano de um jovem que mora na zona rural, destacando sua expectativa de futuro. O filme inclui ainda a participação dos jovens na realização das festas do município e destaca a fruticultura, atividade econômica desenvolvida por muitos produtores no município e que vai ser apresentada desde a plantação até a chegada à mesa do consumidor.
As oficinas têm monitoria da professora da Universidade Federal do Espírito Santo Maria Lúcia e de membros da ONG Parceiros do Bem. As filmagens foram feitas na Sede do município e nas comunidades de Pinga Fogo, Viçosa, Formosa, Água Limpa e Vargem Alegre. Agora os alunos partem para a finalização do filme, com a edição do curta-metragem.
O projeto está sendo desenvolvido em outros 15 municípios, que vão participar da Mostra de Cinema Rural da Região Serrana, marcada para os dias 13, 14 e 15 de novembro, em Afonso Cláudio. O curta-metragem de Conceição do Castelo entrará na disputa pelo título de melhor filme.
O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Agricultura e Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo, com o apoio da Câmara de vereadores e da comunidade local. As secretarias municipais de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Agricultura e Educação também estão envolvidas no projeto.