* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do Governo Federal vão até o dia dez de janeiro. Muitos estudantes em Venda Nova já se inscreveram e aguardam ansiosos o resultado para saber se poderão fazer o tão sonhado curso superior de graça. Psicóloga ensina que o importante é ter em mente o objetivo e não desistir.
Até terça-feira (07) mais um milhão e seiscentas mil pessoas estavam inscritas em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Educação. Com tanta concorrência, a ansiedade pelo resultado da seleção é normal. O estudante Matheus Gomes Mauro (17) é um dos que desejam conquistar uma vaga em instituição pública. Ele mora no bairro São Pedro, em Venda Nova, e quer fazer o curso de agronomia. Se for preciso, Matheus vai para fora do Estado para estudar. “Eu perguntei para minha mãe se ela se importaria caso eu precisasse ir estudar no Acre e ela me apoiou”, brinca o estudante.
Ir morar longe pode ser o único jeito de fazer o curso dos sonhos de graça. Isso porque a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) não aderiu ao Sisu. Por isso, as opções de cursos de graduação mais perto de casa são menores. É o caso do estudante Donatello Fernandes (20). Ele mora no distrito de São João de Viçosa, em Venda Nova, e quer cursar direito. “Eu me inscrevi para universidades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, porque no Estado não tinha. Direito é um curso que eu gostaria de fazer, porque já trabalho na área com minha tia”, conta ele.
Quem não conseguir a vaga não deve desanimar. É o que diz a psicóloga Eliane Stédille. “O estudante tem que listar os motivos que o levaram a querer entrar em uma faculdade e se fixar nisso, nos benefícios que ele vai ter. Se não for selecionado no Sisu, tem que ficar calmo e pensar em alternativas. Às vezes, as pessoas se desesperam e não enxergam outras possibilidades que elas têm”, conta Eliane.
Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O Sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Só pode se inscrever quem fez o Enem em 2013 e tirou nota maior do que zero na prova de redação. O resultado da primeira chamada sai dia 13 de janeiro.