* Leandro Fidelis (sugestão de ouvinte)
O Exame Nacional do Ensino Médio- Enem ganhou mais importância no vestibular das principais universidades do país. Não é de hoje que o Ministério da Educação (MEC) vem anunciando mudanças na prova, deixando estudantes e professores com muitas dúvidas. A última alteração, divulgada na semana passada, reduziu de 200 para 180 as questões objetivas. O Enem será aplicado em todo o Brasil nos dias 3 e 4 de outubro e até lá as escolas correm contra o tempo para deixar o candidato preparado.
Em Venda Nova, o Enem praticamente virou uma disciplina, pois está sempre na pauta do ensino médio. Não à toa que três escolas da cidade conquistaram ótimas colocações na última edição do exame, sendo duas particulares e uma pública. A mais bem colocada é o Centro de Educação e Cultura Saber- Coopeducar, da rede particular, com o 7º lugar.
A coordenadora pedagógica da Escola Fioravante Caliman, Doralice Uliana diz que passa informações aos alunos a partir do que é divulgado pela imprensa. Tento acompanhar no noticiário, mas ainda fico perdida diante de tantas mudanças.
O professor João Paulo Schettino Mineti aborda o Enem durante as aulas da disciplina JET (Juventude, Educação e Trabalho) e afirma que os alunos ainda não assimilaram todas as regras do novo exame. Todo dia surge uma informação diferente e eles continuam confusos.
Ele destaca ainda a preocupação da escola com o vestibular. Em maio, um grupo de cerca de 100 alunos da Fioravante Caliman participou de uma excursão para a Universidade Federal de Viçosa- UFV e ainda neste mês acontecerá o primeiro simulado. Nossa escola sempre procurou, através dos pedagogos, direção e professores, um trabalho sério voltado ao vestibular. O simulado contribui muito na preparação do aluno, diz.
Primeira vez
Para quem vai fazer o Enem pela primeira vez, nem tudo está claro. Nem sei direito como vai ser o Enem e também se a instituição que escolhi vai adotar o exame como prova do vestibular, diz Willian Mazioli, 17 anos.
Já Vanessa Quirino, 16, diz que está estudando muito, embora não tenha assimilado as mudanças. São tantas informações que fico confusa. Nunca fiz o Enem, isso dificulta saber como será. Tenho estudado bastante em sala e nos livros, revisando tudo depois em casa.
No Espírito Santo, o exame será aplicado em 41 municípios. A nota da prova objetiva vai substituir a primeira etapa do vestibular da Ufes. No entanto, a universidade não faz parte do sistema de seleção unificada, criado pelo MEC para as universidades federais que vão usar o Enem como única forma de seleção. Isso implica ao candidato à Ufes escolher apenas um curso.
Ex-aluno da rede pública, o estudante Marcos Specimile, 18 anos, só tem elogios ao Enem. Em 2008, ele passou no vestibular da Ufes graças à pontuação obtida no exame. Minha nota foi fundamental para a aprovação no curso de ciências da computação.
Para os marinheiros de primeira viagem, a dica de Marcos é esquecer a televisão e estudar. Tem que haver dedicação. Agora ficou mais simples o exame, porque 200 questões o tornava tenso. O Enem é mais fácil em relação ao vestibular, por isso é bem vindo aos alunos da escola pública.