Estudantes na reta final para a segunda etapa do VestUfes 2014

A divulgação dos candidatos aprovados para a 2ª etapa do VestUfes 2014 está prevista para o dia 10 de janeiro, mas, enquanto isso, a dica é não perder tempo e focar os estudos nas áreas de conhecimentos exigidos para cada curso. São 26.574 candidatos concorrendo a 4.266 vagas distribuídas pelos 79 cursos oferecidos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Destes, mais de dez mil estudantes são da rede estadual de ensino. O que significa um aumento de aproximadamente 2.000 alunos em relação a 2013.

 

Fernando Cardoso Loredo Rocha é um desses estudantes. Ele está no 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Agenor Roriz, em Vila Velha, e seu sonho é cursar Arquitetura e Urbanismo. “Desde o ensino fundamental eu já sabia que queria fazer Arquitetura. Gosto dessa área porque lida com a criatividade, já que sou desenhista. Espero muito conquistar essa vaga na Ufes, nem fiz inscrição em outra faculdade”, confia.

 

E quando perguntado sobre a rotina de estudos, Fernando conta que tenta dedicar algumas horas do dia para estudar. “Eu peguei livros de história e matemática na biblioteca da escola, que são as disciplinas específicas para a segunda etapa. Tento estudar de duas a três horas todos os dias, seguindo sempre os conteúdos descritos no edital”, explica.

 

As provas serão realizadas de 19 a 21 de janeiro nas cidades de Vitória, Cariacica, Alegre e São Mateus.  No dia 15, os classificados poderão consultar os locais de prova e imprimir o cartão de visita no endereço www.ccv.ufes.br. O resultado final está previsto para o dia 8 de março.

 

Dicas

 

“Agora é hora de revisar o que foi aprendido, nada de perder tempo buscando estudar conteúdos novos”. Essa é a dica da professora Elisabeth Cristina Albiero Nogueira, assessora de currículo da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

 

Segundo Elizabeth, o estudante deve consolidar o que foi aprendido durante o ano e fazer revisão daqueles conteúdos que são cobrados nesta segunda fase do vestibular. Resolver questões discursivas de edições anteriores pode ser uma boa alternativa para aqueles que querem fixar ou testar conhecimentos. Uma dica é acessar o endereço www.ccv.ufes.br, onde estão disponíveis provas de 2011, 2012 e 2013.

 

Outra sugestão é acessar o Espaço Enem no endereço www.espacoenem.es.gov.br, assistir vídeo aulas e utilizar outros recursos da página. “Lá, o estudante pode encontrar uma série de recursos interessantes para revisar os conteúdos”, explica.

 

Incentivos

 

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por meio do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (Premem), tem criado condições para uma maior qualidade no acesso aos conhecimentos, competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento pessoal, da cidadania e das atividades produtivas.

 

Por meio desta iniciativa, alunos concluintes do ensino médio na rede pública, têm acesso a projetos como o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Pré-Enem. Só esse ano foram ofertadas 1.250 vagas.

 

Outra iniciativa importante é a parceria entre a Sedu e a Ufes. O objetivo é incentivar a continuidade do ensino divulgando a importância da educação superior e promovendo o contato dos alunos com a Universidade por meio de atividades articuladas como Feiras de Cursos, Feiras de Ciência e Tecnologia e outras.

 

O gerente de Ensino Médio da Sedu, Fábio Amorim, ressalta ainda que o Estado é o único que torna obrigatória a participação dos estudantes concluintes do ensino médio no Enem. Além disso, a ampliação da jornada na escola tem estimulado o aprofundamento dos estudos.

 

“Todas essas ações contribuem para que os nossos alunos busquem dar continuidade aos estudos depois que concluem o ensino médio. Eles têm acesso a cursos dedicados exclusivamente a preparação para o Enem, indispensável para o ingresso na universidade, além de terem mais informações sobre a importância do ensino superior”, ressalta.

Confira mais Notícias

Banestes lança editais para concurso público

IBGE abre novo processo seletivo complementar para recenseador em Venda Nova do Imigrante

Senac abre 1.257 vagas em cursos técnicos e de qualificação de graça no ES

Concurso público na área da Educação oferece 1.500 vagas no Espírito Santo

Venda Nova do Imigrante abre processo seletivo para contratação de profissionais

Secretaria Estadual de Saúde abre processo seletivo para contratação de cadastro de reservas

Programa Senac de Gratuidade 2021 relança edital

Ministério Público do ES abre vagas de estágio com bolsa de R$ 1,6 mil