Estudantes traçam o perfil do eleitor de Venda Nova

Os alunos da Escola Fioravante Caliman foram às ruas fazer uma pesquisa com o objetivo de conhecer o perfil do eleitor de Venda Nova. De acordo com o vereador Tarcísio Botacin- DEM, que é o professor que coordenou o projeto, foram 20 perguntas e o resultado trouxe informações interessantes, dignas de análise. Uma delas é a pergunta sobre quantos votos serão dados nessa eleição e 29% não sabem; mais de 50% não tem ideia da função dos cargos em disputa e, 58%, nem quanto tempo de mandato tem um senador, acham ser quatro anos.

A maioria dos eleitores, 62%, não leva em consideração a propaganda na mídia para escolher o seu candidato, o que, conforme observa Botacin, coincide com o resultado de uma pesquisa feita pelo jornal ´A Gazeta´, de Vitória. Já o critério que mais pesa na escolha de seus candidatos é o passado, com 53%, e as propostas, 38%. “O eleitor não acredita mais no que ouve no palanque”, concluiu o professor, que se assusta com os 9% que trocariam seu voto por algum favor e 28% que votariam em uma ficha suja.

Quanto ao setor que consideram ser de mais importância, primeiro vem a saúde, 43%, seguido de educação, 37%, cultura, 11%, e não apareceu infraestrutura. “Na minha avaliação é perfeitamente compreensível, pois as perguntas foram feitas na área urbana de Venda Nova, que já está contemplada com água, esgoto e outros serviços”. A pesquisa revelou que 58 % acham que o voto deve continuar sendo obrigatório. O projeto da pesquisa envolveu 108 alunos e, segundo Botacin, foi uma exigência da Sedu, que pediu o desenvolvimento de um projeto para a eleição.

Cola ou lembrete

Tarcísio não aprova o uso da palavra “cola” na campanha para o eleitor se lembrar dos números que vão ter que digitar na hora de votar no próximo domingo. Vai ser uma votação mais difícil, tendo em vista que o eleitor terá que votar seis vezes: uma para presidente, duas para senador, uma para deputado estadual, uma para deputado federal e uma para governador. Na avaliação do professor, a palavra “cola” é pejorativa e tem denotação negativa no meio estudantil (* Site Câmara de Venda Nova)

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante