* Leandro Fidelis
(Sugestão de ouvinte)
Os municípios de Venda Nova e Conceição do Castelo aguardam, para os próximos dias, o resultado de um exame que apura a morte de peixes no Rio Viçosa. Na semana passada, o Instituto Estadual de Meio Ambiente- Iema coletou amostras da água depois de acionado pela Secretaria de Meio Ambiente de Venda Nova.
Desde o último dia 10, os moradores do entorno do rio começaram a verificar uma grande quantidade de peixes mortos. Cálculos não-oficiais dão conta de que, na semana passada, chegavam a cinco toneladas no trecho de aproximadamente 7 km, compreendido entre o Distrito de São João de Viçosa, Venda Nova, e o interior de Conceição.
Na última sexta-feira, a Polícia Ambiental e técnicos do Iema estiveram na região para investigar a causa da mortandade. Todos os possíveis causadores foram notificados a apresentar relatórios da qualidade de efluente lançado no corpo hídrico, mas ainda não dá para saber o que realmente causou este desastre ambiental, declarou o secretário de Meio Ambiente de Venda Nova, Henrique Lorenção. O resultado ainda não tem previsão para ser divulgado.
Repovoamento
O Rio Viçosa se encontra com o Rio Castelo, em Conceição do Castelo. As comunidades daquele município que vivem às margens do primeiro rio estão dispostas a repovoá-lo com espécies nativas.
É o que afirma o bioquímico Marcelo Gomes de Araújo, que mobilizou alguns moradores. Eles só querem que a causa da morte dos peixes seja identificada para começar o repovoamento com apoio da Secretaria de Meio Ambiente.