Das muitas personalidades que participaram da cerimônia de encerramento do 6º Prêmio Cafuso/UCC, no último sábado (2), em Pedra Azul, o empresário neo-zelandês Marco Kerkmeester destacou-se com um depoimento que ressaltou o alto nível de qualidade dos cafés produzidos nas montanhas capixabas.
Dono da cafeteria Santo Grão, na capital paulista, Kerkmeester participou da prova final das amostras a convite da organização. Descobri diamantes no café do Espírito Santo. Quero comprar estes diamantes, disse para o público presente.
O empresário também comparou os produtores a diamantes, estimulando-os a continuar a fazer cafés especiais. Em entrevista para a Rádio FMZ, disse que atualmente seu fornecedor é o município de Mogiana, Sul de Minas, mas que a partir de 2007 também quer ter o produto capixaba. Quem sabe num blend Espírito Santo Grão, propôs Evair de Melo, coordenador técnico do concurso.
Ousadia
Num momento em que especialistas apontam crescimento nos índices de consumo interno, a história de Marco Kerkmeester é a de alguém que conseguiu enxergar além. Deixou a empresa americana de informática IBM e veio para o Brasil para trabalhar com algo que reunisse gente interessante ao seu redor, como disse à Revista Veja de 15 de novembro de 2006 numa reportagem sobre cafés especiais.
Casado com uma brasileira, Kerkmeester percebeu que não havia no país cafés em que o cliente se sentisse à vontade, num ambiente descontraído e agradável, como a sala de estar da sua casa. Abriu o Santo Grão que, além de cafés especiais, serve refeições durante o almoço e o jantar e oferece cursos de degustação, diz ainda a reportagem.
Quanto à chegada da rede americana Starbucks ao Brasil, o empresário avalia haver espaço para todos. O mercado de cafés finos apenas começou. A venda de máquinas de expresso é pequena no Brasil, disse. Recebo em média 1.500 clientes por dia na Santo Grão, que querem café gostoso de tomar. O Brasil, o maior produtor mundial há séculos, só agora descobre a força do café especial.
* Por Leandro Fidelis
Publicada em 05/12/2006