FMZ A Rádio
da Família

Exclusivo: Espírito Santo Grão

Das muitas personalidades que participaram da cerimônia de encerramento do 6º Prêmio Cafuso/UCC, no último sábado (2), em Pedra Azul, o empresário neo-zelandês Marco Kerkmeester destacou-se com um depoimento que ressaltou o alto nível de qualidade dos cafés produzidos nas montanhas capixabas.

Dono da cafeteria Santo Grão, na capital paulista, Kerkmeester participou da prova final das amostras a convite da organização. “Descobri diamantes no café do Espírito Santo. Quero comprar estes diamantes”, disse para o público presente.

O empresário também comparou os produtores a diamantes, estimulando-os a continuar a fazer cafés especiais. Em entrevista para a Rádio FMZ, disse que atualmente seu fornecedor é o município de Mogiana, Sul de Minas, mas que a partir de 2007 também quer ter o produto capixaba. “Quem sabe num ‘blend’ Espírito Santo Grão”, propôs Evair de Melo, coordenador técnico do concurso.

Ousadia

Num momento em que especialistas apontam crescimento nos índices de consumo interno, a história de Marco Kerkmeester é a de alguém que conseguiu enxergar além. Deixou a empresa americana de informática IBM e veio para o Brasil para trabalhar com algo “que reunisse gente interessante ao seu redor”, como disse à Revista Veja de 15 de novembro de 2006 numa reportagem sobre cafés especiais.

“Casado com uma brasileira, Kerkmeester percebeu que não havia no país cafés em que o cliente se sentisse à vontade, num ambiente descontraído e agradável, como a sala de estar da sua casa. Abriu o Santo Grão que, além de cafés especiais, serve refeições durante o almoço e o jantar e oferece cursos de degustação”, diz ainda a reportagem.

Quanto à chegada da rede americana Starbucks ao Brasil, o empresário avalia haver espaço para todos. “O mercado de cafés finos apenas começou. A venda de máquinas de expresso é pequena no Brasil”, disse. “Recebo em média 1.500 clientes por dia na ‘Santo Grão’, que querem café gostoso de tomar”. O Brasil, o maior produtor mundial há séculos, só agora descobre a força do café especial.

* Por Leandro Fidelis

Publicada em 05/12/2006

Confira mais Notícias

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova

Incaper

Tecnologias ajudam agricultores na produção de cafés especiais e sustentáveis

Agricultura

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova