Excursões para difundir Programa ´Renovar Arábica´

Com o objetivo de difundir o programa Renovar Arábica, lançado em 2008, o Incaper promove, nesta quinta-feira (07) e sexta-feira (08), duas excursões que vão levar 56 agricultores familiares de Ibatiba para conhecer as variedades de café arábica recomendadas pelo Instituto para o Espírito santo.

Os agricultores serão recebidos pelos técnicos do Instituto na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova do Imigrante e receberão informações sobre a cultura dos cafés Tupi e Paraíso, duas das três variedades do café arábica recomendadas para o Espírito Santo. Os cafés Tupi, Paraíso e Obat㠖 a terceira variedade recomendada – são resistentes à ferrugem e possuem produtividade média de 80 sacas por hectare.

De acordo com o técnico do Incaper, Heraldo Rodrigues dos Santos, o objetivo das viagens é a difusão do Renovar Arábica. “Depois do lançamento do programa, queremos que os produtores conheçam as variedades que possuem produtividade até cinco vezes maior do que o café que produzimos”, destaca Heraldo.

Duas unidades demonstrativas das variedades foram implantadas no município de Ibatiba este ano. Com o desenvolvimento dessas unidades, a idéia é realizar, em dois anos, um Dia de Campo no município.

O Programa

O programa será implantado em 49 municípios, numa área de aproximadamente 190 mil hectares, em mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar e que envolvem, em média, 53 mil famílias.

Entre as principais metas, que deverão ser cumpridas em um prazo de 15 anos, está a renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica, com variedades recomendadas pelas pesquisas científicas e com a utilização de boas práticas agrícolas. Com isso, será possível dar um salto histórico na produção do café arábica capixaba: dobrar a produtividade, elevando de 12 sacas beneficiadas/ha para 23 sacas e aumentar a produção de dois para quatro milhões de sacas, sem aumentar a área plantada.

O Programa Renovar Café Arábica está inserido no Programa Estadual de Cafeicultura Sustentável, o qual está sendo elaborado com base no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag 2007 – 2025), e recebe o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D Café), da GTZ, entre outros.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)