* Por Leandro Fidelis
A Expoflor 2008- Feira do Agronegócio da Floricultura Capixaba, cuja 4ª edição terminou ontem, em Domingos Martins, terá ênfase na produção e comercialização de antúrios. Um estudo sobre a espécie iniciado recentemente incentivou a organização nessa escolha.
De acordo com Gerusa Reinholz, da organização, a pesquisa é do pólo de floricultura da Região Serrana. O objetivo é identificar um antúrio nativo das montanhas para apresentar no próximo ano. A flor será assunto de cursos e palestras.
Até esta edição, estavam em evidência orquídeas e flores do campo, mas percebemos uma importância comercial grande nas espécies tropicais, como o antúrio, que são mais duradouras em arranjos, diz Gerusa.
De 5ª a domingo, passaram pela Praça Doutor Arthur Gerhardt, no centro, cerca de 20 mil pessoas, segundo cálculos dos organizadores. A movimentação financeira nos quatro dias de programação será divulgada nos próximos dias.
Considerado o maior evento do setor no Espírito Santo, a Expoflor contou com muitas curiosidades. No estande do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, por exemplo, era possível ver a menor bromélia do mundo, a maior orquídea em tamanho de flor, além da rara orquídea negra.
No mesmo local, o público ainda tinha uma aula sobre a flor com o orquidófilo Roberto Kautsky, de 83 anos e uma assumidade no ramo. O martinense tem 123 descobertas com o seu nome, dentre elas as de duas pererecas da Mata Atlântica.
*Publicada em 04/06/2007