Exposição apresenta personalidades e escritores negros

Como parte das atividades da 7ª Primavera dos Museus, em Domingos Martins, a Biblioteca Pública Municipal promove até esta sexta-feira (27), uma exposição sobre escritores e personalidades negras, com objetivo de valorizar e fomentar o respeito às culturas. No local, estão expostos livros, revistas, vídeos e outros materiais com a temática para que os visitantes possam se aprofundar na história de como os negros ajudaram a construir o país e o estado, bem como sua participação em nosso município. 

 

Segundo a organizadora da mostra, Ana Maria Silva, o objetivo da exposição corrobora com o tema norteador da Primavera dos Museus que é ‘Integração de Culturas’. “Muita gente imagina que não há afrodescendentes em Domingos Martins e engana-se. O município possui culturas riquíssimas: tanto do alemão, do italiano, do holandês que aqui chegaram e deixaram sua marca, bem como a dos afrodescendentes que também construíram neste local a sua história”, explica.

Para a exposição foram selecionados livros de Machado de Assis, Lima Barreto e Cruz e Sousa que estão entre os maiores escritores afrodescendentes do Brasil. Além disso, na literatura contemporânea podem ser vistas as obras de Elisa Lucinda e da americana Tonny Morrison. Outro chamariz da mostra está na coletânea escrita pelo capixaba Maciel Aguiar sobre importantes nomes de comunidades quilombolas do Estado como: Bernardo Cantador, Lauro e Rosalvo, Zé Coco, Neném Preta, entre outros.

 

“Além disso, estamos desenvolvendo um trabalho paralelo com crianças das séries iniciais que nos visitam. Há contação de histórias infantis para estimular o respeito às diferenças e ao fato de a cor da pele não influenciar na essência das pessoas. Também selecionamos materiais sobre jogos, brincadeiras e cantigas, além da influência que a cultura africana trouxe para nosso idioma”, ressalta Ana Maria.

 

E a culinária não ficará de fora. “Vamos preparar nesta semana o tradicional beiju, prato típico indígena, adaptado pelos negros. Na época, em seus quitumbos de preparação da farinha de mandioca, a produção do polvilho utilizado para fazer a iguaria era hora também social entre eles, já que era neste momento em que eles aproveitavam para socializar com a interação por meio de conversas e cantigas” finaliza.

 

Serviço:

Exposição Escritores e Personalidades Negras

Local: Biblioteca Pública Municipal de Domingos Martins

Data: Até 27 de setembro

Horário: 8h às 17h

Entrada Franca

Confira mais Notícias

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova

Viva Cultura: Venda Nova lança edital para fomento de iniciativas culturais

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV