Exposição em Castelo conta a história do casamento

* Redação FMZ

Vestidos de noivas, ternos, alianças, um bolo de casamento, a réplica de uma capela com direito a manequins vestidos de noivos, objetos e muitas fotos e documentos fazem parte da Exposição “Il Matrimonio”, aberta ontem em Castelo, no Sul do Estado.

O evento marca o início das comemorações da 24ª Festa Italiana de Castelo, realizada pela Società Italiana di Castello (SIC), com apoio da Prefeitura, por meop da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A exposição é gratuita, e acontece até o dia 14 de agosto, das 8 às 15 horas, no Centro Cultural e Turístico, situado à Rua Antônio Machado, número 35, no centro da cidade.

Divulgação
Uma das fotos da exposição que começou ontem.

Os visitantes podem apreciar um pouco da história dos casamentos dos descendentes de italianos na região e ainda reviver um desses momentos eternizados na réplica de uma capela, toda enfeitada, com bancos para os convidados, altar com manequins vestidos de noiva, noivo e até um padre celebrante. Tudo isso envolvido com melodias tradicionais de cerimônias de casamentos.

"Notamos que nossa festa, com o passar dos anos, foi perdendo a presença das famílias unidas naquelas enormes mesas, comendo e cantando, como era no passado. Resolvemos então escolher um tema que pudesse trazer esse público de volta. Outra novidade foi deixar o ambiente fechado e ganhar a rua, onde mais pessoas possam participar e de forma mais espontânea", informou a presidente da SIC, Linda Melo, anunciando também a programação do próximo fim de semana, na Praça Três Irmãos.

A abertura oficial da exposição reuniu cerca de 100 pessoas, entre autoridades, além de sócios da SIC e também várias pessoas que emprestaram objetos e fotos para a exposição. E muitos se emocionaram ao se verem retratados nos enormes painéis.

“Casar foi meu sonho, como de toda moça da minha época. Foi como receber um prêmio entrar na igreja. Casei apaixonadíssima, ele foi meu primeiro e único namorado. Namoramos três anos, e aos 22 me casei na Igreja Matriz de Castelo. Estou revivendo este momento vendo as fotos. É um misto de alegria e muita saudade desse período que passou tão rápido. Nessa exposição estou revivendo a emoção de 42 anos atrás”, disse emocionada a professora aposentada Maria Izaura Libardi Davel.

Tereza Marta Zagoto Campana, que se casou em 30 de dezembro de 1952, em Castelo, com Eraldo Campana e é mãe de três filhas, cedeu diversos presentes de casamento para serem expostos, como um aparelho de chá feito em porcelana, um jogo de talheres banhado a ouro, além de seu álbum de casamento. “Estamos recordando um momento de felicidade da vida da gente, o casamento, que é um momento inesquecível, só quem casa conforme a tradição sente no coração a felicidade que isto traz para nós”, disse a aposentada. (*Com informações da assessoria da Prefeitura de Castelo).

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas