Cultura

Exposição em Castelo conta a história dos negros no Brasil

Africaneiro: Um povo, várias histórias!”. Esse é o tema da exposição que ocorre no Centro Cultural e Turístico de Castelo, no centro da cidade, durante as comemorações do 25º Encontro da Cultura Afro Castelense. Peças de um acervo centenário, cartas, documentos e réplicas estão disponíveis para visitação até sexta-feira (28), das 7 às 13 horas, com entrada gratuita.

Poesias, fotos, engenho, engenhoca, peneiras, cestos, pilão, a réplica de um navio negreiro e uma carta original, do ano de 1881, que documenta a compra de escravos para a fazenda da comunidade de Nogueira, no interior de Castelo, são algumas das dezenas de objetos históricos que podem ser conferidos no local.

Segundo o historiador da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Balbino, a exposição possui um caráter didático capaz de recontar a história da chegada dos negros no Brasil.

“Através de fotos, textos e algumas peças, como o tronco, por exemplo, a exposição mostra o cenário cruel da escravidão e das mazelas derivadas desse fato. Essa exposição abre um espaço interessante para a reflexão sobre um assunto que é polêmico e que, infelizmente, não é encarado com a merecida seriedade por parte da população”, disse o historiador.

A abertura oficial da exposição aconteceu na última segunda (24), com a presença da presidente da entidade cultural “Movimento Negro Castelense”, Maria Mota Ribeiro, conhecida como “Dona Marley”, de vereadores e do secretário Municipal de Turismo e Cultura, Henrique Frauches.

O 25º Encontro da Cultura Afro Castelense é realizado pelo “Movimento Negro Castelense”, e conta com o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

<b>Título:</b>

Confira mais Notícias

Vale do Emboque, em Conceição do Castelo, vira cenário de videoclipe do cantor Makson Côra

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção celebra 34 anos com apresentação especial em Venda Nova

Coral italiano celebra 150 anos da imigração com concerto em Venda Nova

Venda Nova abre chamamento público para seleção de expositores da Vila de Natal 2025

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro