Exposição em Castelo conta a história dos negros no Brasil

Africaneiro: Um povo, várias histórias!”. Esse é o tema da exposição que ocorre no Centro Cultural e Turístico de Castelo, no centro da cidade, durante as comemorações do 25º Encontro da Cultura Afro Castelense. Peças de um acervo centenário, cartas, documentos e réplicas estão disponíveis para visitação até sexta-feira (28), das 7 às 13 horas, com entrada gratuita.

Poesias, fotos, engenho, engenhoca, peneiras, cestos, pilão, a réplica de um navio negreiro e uma carta original, do ano de 1881, que documenta a compra de escravos para a fazenda da comunidade de Nogueira, no interior de Castelo, são algumas das dezenas de objetos históricos que podem ser conferidos no local.

Segundo o historiador da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Balbino, a exposição possui um caráter didático capaz de recontar a história da chegada dos negros no Brasil.

“Através de fotos, textos e algumas peças, como o tronco, por exemplo, a exposição mostra o cenário cruel da escravidão e das mazelas derivadas desse fato. Essa exposição abre um espaço interessante para a reflexão sobre um assunto que é polêmico e que, infelizmente, não é encarado com a merecida seriedade por parte da população”, disse o historiador.

A abertura oficial da exposição aconteceu na última segunda (24), com a presença da presidente da entidade cultural “Movimento Negro Castelense”, Maria Mota Ribeiro, conhecida como “Dona Marley”, de vereadores e do secretário Municipal de Turismo e Cultura, Henrique Frauches.

O 25º Encontro da Cultura Afro Castelense é realizado pelo “Movimento Negro Castelense”, e conta com o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

<b>Título:</b>

Confira mais Notícias

Cultura

Festa da Uva do Vinho: 59ª edição acontece em São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves

38ª Festa do Tomate de Alto Caxixe começa nesta sexta-feira (24) em Venda Nova do Imigrante

Cultura

Documentário revela a vida e o legado de Padre Cleto Caliman

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões